segunda-feira, 25 de maio de 2015

1460- BOLETIM COMEMORATIVO DOS 30 ANOS DO CLUBE DE XADREZ AMIZADE

Recebi do Serjão Barbosa o Boletim Comemorativo dos 30 Anos de Fundação do Clube de Xadrez Amizade.
O Serjão deseja reunir num chopp os capivaras que frequentaram o clube! O mail do Serjão é barbosa.serjao@gmail.com .
O Boletim está muito bem escrito, com vários assuntos técnicos interessantes. Quem desejar receber é só escrever para o Serjão!
Abaixo uma síntese do Editorial.

Desde o ano passado, 2014, estou pensando em fazer algo que nos relembrasse do extinto CXA – Clube de Xadrez Amizade, um clube de viés amador (ainda que federado à FEXERJ-Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro), local de moradia e de trabalho (o instituto IEPES) do seu único presidente desde a sua fundação em 1984, Jorge Ramalho, já falecido. Localizava-se o Clube na Rua Barão de Oliveira Castro, no bairro Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ - pertinho da então sede nacional da TV Globo - e que, se ativo ainda, completaria o seu trigésimo aniversário de fundação nesse ano. A propósito, eu participava da diretoria como Secretário e também era o organizador e o diretor dos torneios realizados. Como éramos contra a distribuição de prêmios em dinheiro nos torneios, o arrecadado nas inscrições revertia-se unicamente para a compra de troféus, medalhas e livros para a premiação. Também doei muitos livros de minha coleção particular para abranger um maior número de participantes. Infelizmente, com a demissão do Ramalho do Instituto, o Clube encerrou as suas atividades muito cedo, em 1986: o último torneio oficial foi jogado – e já fora do Clube - no Colégio Pedro II, no Campo de São Cristovão, aqui no Rio, em dezembro deste mesmo ano.
                Muito animado, de início, para realizar o projeto(*), pensei em reeditar um dos boletins por que éramos responsável à época e que fazia muito sucesso, isto porque a sua confecção seguia “um princípio moderno” para aquele tempo: edição de matérias com muita tática, estratégia, combinações e jogo posicional; problemas e muitas partidas comentadas, etc. Aproveito aqui a oportunidade para deixar registrado que muito do trabalho com a montagem das posições de partidas (ou seja, dos tabuleiros ali inseridos), bem como muitas dicas outras para o seu preparo se deveu ao incansável amigo Dijalma Caiafa, de saudosa memória, de quem recebi muita ajuda. A ele dedico este trabalho! Caiafa era um apaixonado pelo xadrez e, graças a ele - que ia a quase todos os torneios oficiais da Federação para pedir as cópias das planilhas aos jogadores com a finalidade de confeccionar Boletins – conseguia-se assim o registro completo dos torneios jogados no âmbito da FEXERJ: tabelas, partidas, e outras informações relevantes ocorridas no próprio evento. Depois de pronto, ele vendia o boletim a um precinho camarada apenas para ajudar na confecção de outros tantos. Era mesmo um idealista... Também jogava  torneios, sendo verdadeiramente um cavalheiro e um homem de paz: a sua performance era sempre em torno de 80% de empates (ou até mais!); pois vencia ou perdia pouquíssimas partidas.
            A razão do presente trabalho, que agora chega às suas mãos, leitor amigo, se dá principalmente pela esperança de este chegar ao maior número de ex-associados do Clube e também àqueles outros que lá participaram dos diversos torneios como convidados e, ainda, dar conhecimento aos que nem imaginavam a sua existência. Espero poder reatar contato por este meio aos grandes amigos que lá fizemos e se perderam no tempo!
                Não tenho a intenção – pelo menos até a expedição deste – de editar outros boletins! (ou melhor, exceto o de sexagésimo ano de aniversário do Clube, caso neste plano de vida eu ainda esteja)
                Um abraço a todos…
(*) e o tempo foi passando… passando… e só agora veio à lume!
Sergio Gonçalves Barbosa