segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

1164- ALEX E ESTE BLOG APOIAM CARLOS CESAR AMORIM PARA O CONSELHO DE ÁRBITROS DA FEXERJ

Não é de hoje que a ALEX vem se debatendo pela legalidade e pela melhoria das condições de prática do xadrez, nosso dileto esporte, neste Estado.

Jamais perseguimos quem quer que seja. Não abrimos mão de defender nosso amado esporte contra desmandos e ilegalidades. Poderemos ser acusados de tudo, menos de omissos ou atrasados no nosso papel de tentarmos sempre o melhor para o xadrez, ainda que isso signifique que temos que nos sacrificar dobrado:  tentar manternos ativo com todas as dificuldades inerente à vida moderna, e, em paralelo, não renunciar a defendermos os princípios e as virtudes das leis que nos regem.


Há 2 anos atrás, sabedores da importância do CONSELHO DE ÁRBITROS (CA) e da relevância que o órgão pode ter no resgate que se deve implementar do papel histórico do RJ no cenário enxadrístico nacional, tivemos a oportunidade de consultar o MIGUEIS para ser o nome que a ALEX julgava mais apropriado para fazer a transição da exitosa gestão do AI SALAMON para uma nova realidade.


MIGUEIS, sem fugir ao compromisso que o faz estar há décadas na labuta do xadrez, aceitou e, inclusive, se colocou explicitamente como candidato sensibilizado com o apelo da ALEX:  divulgou várias idéias que implementaria, o que, até o momento, nenhum outro fez.


Hoje, infelizmente, comunicou ao xadrez fluminense que desistiu de prosseguir com sua candidatura, mas, sem fugir da responsabilidade, indicou o CARLOS AMORIM. É o que ele vê como o mais preparado para presidir o CA.


Nós da ALEX, sem dúvida alguma, já abraçamos a CANDIDATURA DO AMORIM, pois vemos nele o equilíbrio, serenidade, independência, urbanidade, hombridade, caráter, competência técnica, responsabilidade e compromisso com o xadrez do estado do RJ.


Já lá se vão anos que não temos nenhuma renovação no quadro do CA. Inclusive tivemos "árbitros biônicos" (= de outro estado) dirigindo a única competição de clubes do calendário. Os árbitros locais foram ouvidos ou ao menos chamados a colaborar ?


E nas demais competições oficiais, os árbitros são chamados ou preteridos por alguns poucos? O que temos certeza é que alguns árbitros parecem estar vivendo na Sibéria, pois há anos não arbitram nenhuma competição da Federação.

A ALEX, portanto, se digna dizer que VOTARÁ no CARLOS AMORIM na próxima AGO que elegerá o sucessor do SALAMON, pois não vê candidato melhor para dar prosseguimento ao legado construído do zero por um dos maiores árbitros de xadrez do Brasil de todos os tempos.
 
Agradecimentos eternos ao Salamon, que ainda tem muito que colaborar com sua experiência e conselhos!  AMORIM para presidente do CA, sem atrasos!!

Exortamos que os demais clubes votem no CARLOS AMORIM!!


José Manuel Blanco

Presidente da ALEX -RJ
 Carlos Cesar Amorim e Alberto Mascarenhas. Candidatos ao Conselho de Árbitros e Presidência da Fexerj, respectivamente.

21 comentários:

XADREZ CARIOCA disse...

Caros Blanco e Maia,

agradeço o apoio. Temos que fazer funcionar o CA, que se tornou apêndice da presidencia administrativa, quando deveria ser independente.

Espero contar com o apoio também dos outros clubes.

Abraços,

AMORIM

Leo Mano disse...

Mesmo lamentando a saída do Migueis, a candidatura do Amorim merece muita comemoração. Representa mais uma peça no resgate da esperança no futuro do xadrez do RJ.
Leo Mano - RJ

Migueis disse...

Maia e demais !
Já haviamos, combinado, eu e o Amorim, que caso eu não me candidata-se, candidato seria ele. Não mudei de idéia, mas, lembrando um evento na casa do Salamon, o mesmo disse que uma condição exigivel era que o candidato tivesse que ser , no minimo, AN/FEXERJ. Pela ultima lista, o Amorim não preencheria tal requisito. Como eu e ele temos opiniões muito semelhantes, indiquei, como alternativa legal, o nosso amigo Levi, AF. Não se pode fornecer armas a quem não gostaria de ter um claro opositor.
Mas, continuo achando que a alternativa deveria ser a de uma liga independente. Como existe no futebol europeu > UEFA, Federação Francesa, e outras, que se opoem a FIFA.
Migueis.

Migueis disse...

Maia, Blanco, Amorim e demais !!
Inicialmente, obrigado pelas citações. todas veridicas !
Por outro lado, necessita-se cuidado:
para ser candidato ao CA, conforme já afirmou o nosso Salamon, é necessário ser AN, pelo menos.
Caso o nosso Amorim se candidate, como na lista FEXERJ ele consta como AE, pode ser que aceitem a candidatura, para impugnar na hora H . Isso já aconteceu comigo, numa eleição para presidencia do CRVG, anos atrás. Permitiram, convidaram e no momento não pude votar.
cuidado com isso !
Não vamos subestimar o adversário e ele jogará com todas as cartas possiveis e impossiveis.
Temos que ter cuidado, por favor!
Por isso, indiquei o Amorim e o Levi [AF].
Migueis.

AF Paulo C. Levy disse...

Acredito que houve um engano, na interpretação descrita acima, e gostaria de esclarecer.
Reproduzo o "email" do Miguéis aqui:
"...
Depois de tantas INIQUIDADES, declaro a todos, amigos e inimigos, estar retirando minha candidatura a presidencia do C.A. . Estou indicando, dentro das possibilidades legais, os amigos AMORIM e LEVI, árbitros da FEXERJ.
Continuem com a nossa luta, por uma dignidade dentro do nosso esporte.
Eu, vou me dedicar a LIMEX.
Migueis.
..."
Depois deste email, o Miguéis, deve ter analizado mais detalhadamente o Regimento do CA, e por ser um grande defensor do cumprimento de Estatutos, Regimentos, Regulamentos, e afins, me enviou o outro email, do qual reproduzo um trecho:
"...
O Amorim já havia me falado sobre a possibilidade dele vir a candidato ao C.A.. Mas, há um regimento que diz que para ser presidente do CA, tem que ser , no minimo, um AN. Ele, segundo a FEXERJ, é uma AE, você é um AF [mais do que um AN]. Existem outros, mas, segundo as minhas avaliações, ninguem melhor que vocês.
..."
Portanto, não me parece correto dizer que o Miguéis está defendendo uma ilegalidade, não é justo com ele.
Que tal marcarmos uma Plenária, aberta a todos os enxadristas do nosso Estado, para discutirmos a Fexerj, seu Estatuto, seus Regimentos, seus Regulamentos, etc...
Proponho a realização do Seminário "A Fexerj que queremos!"
A UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) receberia a todos de braços abertos.

Um grande abraço a todos!!

AF Paulo C. Levy
www.xadrez.esfinge.org

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Uma boa idéia, Levy.

Fraterno abraço.

Maia.

André Kemper disse...

Caros amigos,

Alguém saberia me dizer onde está escrito que o Presidente do CA tem de ser AN, no mínimo?

Curiosidade mesmo.

Abraços,
Kemper

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Kemper,

não sei responder. Apoiei uma boa opção de candidatura que me foi repassada, a do amigo Amorim.

Mas se Amorim não puder se candidatar por alguma norma, acho que o AF Levy também é um bom nome para a função, tecnicamente bem preparado.

Aí não poderei lhe pagar o bacalhau, Levy! vão dizer que é suborno!! :)

Fraterno abraço.

Kleber Victor disse...

Senhores, tanto o Amorim quanto o Levy são ótimos candidatos e competentes para exercer a função no CA. Lembrem-se da máxima " Dividir para reinar". O imperador deve estar esfregando as mãos de felicidade com mais essa oportunidade. Não podemos nos permitir mais, esse tipo de acontecimento às vésperas da AGO.
Conversem e resolvam essa situação o mais rápido possível, e focar no mais importante, caso contrário nada mudará...

Xadrez Opinião disse...

Desconheço esse requisito que o Migueis comentou.
Blanco

Marcelo disse...

Kleber. Faco minhas suas palavras sobre a maxima.
Kemper. Pesquise o estatuto em vigor,E segundo o Salamon,reduz ate menos (irrelevante no caso).Agora pesquise tambem,nele e no regimento do CA (os arbitros deveriam saber,pois esta nos caderninhos) qual a funcao do Presidente.Nomear os árbitros (qualificados) nao é,pois esta é (ou deveria ser) uma atribuicao do VPT.
Migueis. Pesquise a definicao de liga.O exemplo mais claro é o Movimento Convergencia.

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Concordo, Blanco.

Estudei as normas citadas. São contraditórias até em termos rigorosos de conceitos. A questão é que, como não houve muitas eleições e a alienação jurídica é grande, carecem de certa "eficácia".
Não vi impedimento algum na letra da lei.
Eu pagaria pra ver.
Podemos estudar juntos, Kemper.
Meus candidatos preferidos eram o AI Élcio e o Miguéis. Infelizmente não podem, logo, Amorim e Levy são boas opções também.

Fraterno abraço.

André Kemper disse...

Meus caros,

Eu conheço o Amorim há algum tempo. Menos que alguns e mais que muitos. Tenho plena confiança em sua capacidade e, se tivesse um voto, seria dele.

Marcelo,

Eu pesquisei no estatuto em vigor. E sua resposta é bem na linha da atual gestão, ou seja, não resolve. Tem como, efetivamente, responder?? Você não gosta de dizer que seus comentários são técnicos? Por favor, faça valer isso.


Blanco,

Eu li o estatuto por completo, mas no estatuto há referência ao Estatuto do CA, que não possuo...

Se não houver restrição neste estatuto do CA, interpreto que seria possível um AE ser o Presidente do CA. Na verdade, o estatuto tem passagens um tanto confusas. Os artigos 49 e 50 são quase que antagônicos... Por eles, na minha interpretação, o Conselho de Árbitros seria PREFERENCIALMENTE composto por árbitros nacionais e internacionais. Não havendo um mínimo de 5 (cinco) membros, o Conselho seria completado com os membros do Departamento de Árbitros, formado pelos AEs e AAs.

Pelo estatuto da FEXERJ, em tese, um AA ou um AE poderia, sim, ser presidente do CA. Resta consultar o estatuto do CA, se existir.

Alguém tem uma interpretação diferente? Thales? Wagner? Alguém pode dar uma luz?

Abraços,
Kemper

Migueis disse...

voltando :
NUMCA FALEI EM ILEGALIDADE.
Por outro lado, afirmei que o Salamon, numa reunião em sua casa, disse que PARA SER CANDIDATO A PRESIDENICA DO CA, tinha que ser AN, no minimo. Não sei de onde ele tirou tal afirmação. O meu cuidado é que a candidatura seja inicialmente aceita e na hora H, seja inpugnada. Isso é o que querem os opositores.
Mazis uma vez, CUIDADO !
Migueis.

AF Paulo C. Levy disse...

Companheiros,
agradeço às referências positivas em relação ao meu nome.
Mas gostaria de lembrar do perigo que traz a busca por "brechas" e "casuísmos" às vésperas de eleições!
Nenhum de nós, árbitros da Fexerj, questionou durante todos esses anos o Regimento do Conselho Árbitros, portanto, questionar agora, é "casuísmo" e vai de encontro ao bom senso.
A redação em "português" do Salamon, que não "TER" sotaque, muitas vezes dificulta o bom entendimento do seu texto.
Vou tentar explicar de uma forma mais clara.
Na Fexerj temos 2 instâncias de árbitros, o "Quadro/Departamento de Árbitros" e o "Conselho de Árbitros".
O Quadro é formado por todos os árbitros, de 'AAD' (Árbitro Auxiliar Diplomado) até AI (Árbitro Internacional).
O CA (Conselho de Árbitros) é formado por árbitros com graduação de AN (Árbitro Nacional) até AI.
O que acaba por gerar dúvidas sobre o Regimento é confundir Quadro com o CA.
Lembro também que o Barata vai se candidatar por ter encontrado uma "brecha" no Estatuto e na Lei.
Pergunto, vamos fazer o mesmo???

Abraços.

OBS: Maia tá querendo fugir do bacalhau, né?

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Kemper,

concordo. As normas estão confusas, mal redigidas, contraditórias mesmo. A alienação jurídica na hora da aprovação desses documentos mais a ausência efetiva de eleições causaram isso.
Levy, onde está escrita essa composição conceitual do CA que você escreveu? e mais, onde está escrito que o pertencimento a esse CA é requisito para candidatura? Além do bacalhau, pago sorvete se você responder.
Miguéis, a celeuma é fruto de não ter havido eleições. Até então, na minha opinião as coisas foram tratadas mais nos "costumes e tradições" em virtude da hegemonia de Salamon (não vejo demérito nisso. Foi um grande trabalho.)no CA.
Reafirmo: juridicamente nada impede a candidatura de Amorim. Nosso sistema jurídico não é consuetudinário.

Fraterno Abraço.

Marcelo disse...

Kemper
Ja que vc (e alguns) tem lido Estatutos e Regimentos (este nao faz mencao a quem pode),o que faz o Presidente do CA? Qual (vc acha que seja) a sua influencia em termos operacionais sobre o gestor (Presidente,VPT).Está lá,eu posso transcrever se vc quiser,mas ja que vc tem o trabalho de ler quem pode se candidatar,pode ler o que faz, que eu acho imprescindivel para uma discussao tecnica, Acho que há uma informacao historica interessante que o Migueis e o Levy podem confirmar.Em atividade,Salamon acumulava varias funcoes,sem possivel substituto. Ele era o unico IA ativo,já que Silvio Mendes e Sergio Farias ha muito deixaram de atuar. Depois disso,durante muito tempo,ficamos nos ANs, Eu,Arruda,Barata,Pedro Paulo,Francisco,Cleto,Mozart (os tres ultimos,em epocas diferentes, Mozart ate encontrei ontem mesmo) e depois o Migueis,um dos mais antigos. Depois disso,a FIDE no seu processo de expansao,criou os requisitos e o titulo de FA e normatizxou o de IA,muitos por indicacao (lembrando que o Salamon,e árbitro B,de curriculo e experiencia anterior inquestionavel).Nisto, Eu, Levy,Arruda e Elcio alcancamos tal titulo e posteriornente, merecidamente o Elcio chegou a IA. Claramente,o que o Salamon quis constituir e passar na epoca era uma estrutura que certa ou nao,é unica no Brasil e apolitica.

Xadrez Opinião disse...

Maia, sua última intervenção foi definitiva.
Muito se diz, se fez, se ouve dizer, mas mostrar, de forma insofismável, a letra da lei que socorre a opinião expressada é que quero ver.
O CLUBE deve votar pela legalidade e com base nela APENAS.
Não há impedimento para qualquer dos nomes apontados (AMORIM e LEVY).
Blanco

Marcelo disse...

Bem,deixo para os doutos juristas o texto de qual Estatuto esta em vigor e o que ele diz. Como o nome diz, a exemplo do Conselho Fiscal (que nao julga contas,apenas emite parecer), conselho signifiva Opinião, parecer sobre o que convém fazer, o CA é (como esta no Estatito) um orgao consultivo, cuja principal atribuição é formar árbitros (o Levy explanou a diferença entre o Conselho e o Departamento) e normatizar, orientar as regras (aprovadas pela CBX e FIDE e pela AG).por isto os árbitros do quadro devem conhece-las e segui-las e como caracteristoica própria, atuar na pratica, o que alias é fundamental. Como segundas funções e tecnicamente correlatas,o cálculo de rating e homologação (segundo as normas e apenas para computo de TE,TD) de eventos oficiais, e que hoje são manualmente realizadas e num futuro proximo é tarefa ao menos a confeccção de um sistema integrado a um site "independente" (como na FIDE), com maior transparencia e rapidez e resgate historico.A propria comotacao apolitica do CA é caracterizada com eleiçao distinta dos demais poderes,estes em chapa (isto é outro tema). Em sintese,escalar um arbitro e estabelecer periodos para publicação de listagens é distinto de formar um árbitro e publicar a listagem (após calcular os dados).Escalar um árbitro depende da recíproca tanto de quem o convida quanto do árbitro em relacao as condicoes (prazo, local,remuneracao e ate afinidade) com quem convida,a direção executiva,e no caso atual,do proprio Presidente, o que responde o questionamento. E mais do que nunca,parece interessante perguntar ao próprio Salamon o que ele enxerga.

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

???????????????

Migueis disse...

algumas coisas a mais;
DEVEMOS ESTABELECER UMA DISTINÇÃO ENTRE "ORGANIZADO" e "ÁRBITRO". de um modo geral, confunde-se, em nosso Estado , um com o outro. Ao organizado compete as informações iniciais, local, datas e horários, material, mesas, cadeiras, enfim, espaços, Ao árbitro compete, tão somente a aplicação das leis e regras de xadrez e cumprimento do que estabelece o Regulamento da competição, que deve atender à organização e as leis do xadrez.
Não temos visto isso acontecer, mas é necessário que se mude.
Migueis.