quinta-feira, 30 de junho de 2011

1022- XADREZ PARA COMBATER BULLYING


PROFESSORA USA O XADREZ PARA DAR AULAS DE MATEMÁTICA E COMBATER O BULLYING.


Alunos mostraram melhora nas notas e no rendimento, diz educadora.
Estudantes voluntários ensinam jogo para outras crianças de Apiaí (SP).

Uma vez por semana a professora de matemática Janice Corrêa Prestes, da escola estadual Professora Antonia Baptista Calazans Luz, em Apiaí, na região do Alto do Ribeira, no interior de São Paulo, dispensa o giz e a lousa para jogar xadrez com seus alunos. A prática, segundo a professora, ajuda os estudantes a ter mais concentração, a desenvolver suas habilidades cognitivas, a ser mais observadores, mais reflexivos e mais analíticos. Além disso, o jogo dá lições de respeito, ética, incentiva a amizade e a participação em competições. O xadrez também é usado em propostas de aumentar a autoestima do aluno e de combate ao bullying.

“Noventa por cento dos alunos gostam das aulas. Isso numa época de internet, computadores. Eles percebem que o jogo faz diferença na vida deles. A máquina não tem vida. Quando vão jogar, prestam atenção no outro, no olhar, na respiração”, disse Janice. “Quando analisam a jogada, eles têm que fazer uma síntese como nos exercícios." Segundo ela, cada peça do xadrez tem um significado que pode ser usado para desenvolver a autoestima do estudante.

arte xadrez (Foto: Editoria de Arte/G1)

Desde o início do projeto, em 2002, Janice percebeu melhora no rendimento e nas notas dos estudantes. "A escola teve nota acima da média nos testes do governo", disse. Outros professores aderiram à ideia. Os estudantes têm aula sobre a origem do xadrez na aula de história e sobre a trajetória do jogo em geografia. Praticam ainda na aula de educação física.

A professora Janice Corrêa Prestes desenvolveu projeto para o uso do xadrez como forma e combate ao bullying (Foto: Arquivo pessoal)A professora Janice Corrêa Prestes desenvolveu projeto para o uso do xadrez como forma e combate ao bullying

Milena Gabriely dos Santos, de 17 anos, faz o terceiro ano do ensino médio. Tem aulas com a professora Janice desde a 5ª série. “O tabuleiro é matemática. O número de casas pode ser representado por uma fração, dar noção de simetria, equivalência, de horizontal, vertical, diagonal. Usei em um trabalho sobre cônicas e polígonos”, disse. A adolescente já decidiu que vai prestar vestibular para medicina. “O xadrez ajuda a lidar com o futuro, a tomar decisões sob pressão, a pensar nas consequências do que fazemos.”

Hoje, cerca de 20 alunos de Janice são voluntários em outras escolas no contraturno das aulas. Ensinam xadrez a outros estudantes. Jogam em casa também, com irmãs, primos, amigos e fazem de tudo para ensinar aos pais.

Emanuele Aparecida Corrêa Camargo e Deiciane Jhenielly de Almeida Cunha, ambas de 15 anos e alunas do segundo ano do ensino médio, fazem parte do grupo de voluntários. “Queria passar algo para alguém. Está sendo bom de ver meus alunos aprendendo”, disse Emanuele. “Fiquei mais próxima da minha família, mais paciente, o jogo me trouxe mais calma”, disse Deiciane.

Xadrez na escola (Foto: Arquivo pessoal)Xadrez na sala de aula

Combate ao bullying
Com um prêmio em dinheiro que o projeto ganhou, a escola construiu um tabuleiro e peças gigantes para os alunos jogarem no pátio. Os alunos criaram uma gincana com perguntas de matemática e conhecimentos gerais. Quem acerta caminha no tabuleiro gigante.

Há dois meses, os alunos criaram um projeto de combate ao bullying e ao preconceito em que usam o xadrez. Os estudantes usaram as peças do jogo para falar sobre o bullying às pessoas que passavam pela praça da cidade. Alguns consideram que o peão é nada, mas dependendo da jogada, pode ser a peça mais importante. O cavalo tem força, mas não pisa nos adversários", destaca a professora.

O projeto do uso do xadrez nas escolas, da professora Janice, levou o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) a escrever um projeto de lei que obriga todas as escolas a ensinar xadrez aos estudantes. O texto já passou por comissões da Assembleia Legislativa e está na fila para votação no plenário.

Xadrez escola SP (Foto: Arquivo pessoal)Estudantes jogam xadrez em tabuleiro gigante montado na E. E. Antonia Baptista Calazans Luz em Apiaí (SP)

Fonte da postagem AQUI

terça-feira, 28 de junho de 2011

1021- Novo site do Xadrez Diário e mudanças importantes nos regulamentos da FIDE


Na postagem anterior escrevi sobre uma publicação de Xadrez de alta qualidade que é o Xadrez Diário, jornal eletrônico cujo redator-chefe é o GM Darcy Lima.

Pois bem, agora foi lançado o site do Xadrez Diário
, um espaço com matérias exclusivas muito interessantes, além de colunistas debatendo vários temas relacionados à prática enxadristica.


A missão do site:
"Promover a democratização da informação, inovação e oportunidade com o xadrez e a Internet. Queremos transformar informação em conhecimento. Temos a ambição de espalhar o credo de que a meritocracia e a competência são os pilares para uma sociedade justa e a melhor defesa para a corrupçào e ineficiência".

AI Antonio Bento

Um dos colunistas é o melhor árbitro da história do Xadrez Brasileiro, o AI Antonio Bento. Ele apresentará em cinco colunas os principais impactos que ocorrerão a partir de 1º de julho de 2011 em função de alterações nos regulamentos da FIDE.
Trata-se de assunto relevante para árbitros, organizadores e jogadores de competições válidas para rating FIDE (Torneios Oficiais FIDE e demais competições).
As colunas serão:
Coluna 1 - mudanças no Regulamento de Rating FIDE (voltado para jogadores Unrated)
Coluna 2 - mudanças no Regulamento de Torneios FIDE - C06
Coluna 3 - mudanças no Regulamento de Torneios FIDE - C06 (Preparativos do salão de jogos)
Coluna 4 - mudanças no Regulamento de Torneios FIDE - C06 (Tabuleiros)
Coluna 5 - mudanças no Regulamento de Torneios FIDE - C06 (Relógios Analógico e Digital)


Xadrez Diário é um site de visita obrigatória para todos aqueles que desejam desfrutar de conhecimentos com qualidade!

Xadrez Diário já está na lista de links de Maiakowsky!

Vejam também o site da Academia Nacional de Xadrez!

domingo, 26 de junho de 2011

1020- Zonal 2.4 foi show!!! e vem aí o Aberto do Brasil no Rio de Janeiro!!!




O mineiro Evandro Barbosa ganhou o título de MI no Zonal! Parabéns!!

Amigos leitores, acabo de voltar para casa depois de uma semana de férias, onde participei do Zonal 2.4 da FIDE.

Foi uma delícia de evento! organização exemplar e uma equipe de arbitragem muito competente! Reinou um espírito camarada onde as únicas brigas se deram nas 64 casas! Araruama é um local muito gostoso para descansar e jogar um bom torneio de Xadrez!

Vejam AQUI o site do evento com a classificação completa do absoluto e feminino, fotos, etc.

No absoluto o campeão foi o GM Alexander Fier (em grande forma!) com 8 pts. em 9 rodadas!
O mf Evandro Barbosa e o MI Diego de Berardino fizeram 6,5 pts. chegando em 2º e 3º, respectivamente, nos critérios de desempate. Evandro Barbosa, com sua ótima performance, ganhou em definitivo o cobiçado título de Mestre Internacional! Evandro e Diego disputaram ainda neste domingo um match de 4 partidas (ritmo de 20 minutos com 10 segundos de acréscimo) para se conhecer quem, além de Fier, se classifica para a Copa do Mundo de Xadrez. O carioca Diego Di Berardino saiu triunfante no match!


MI Diego Di Berardino se classifica para a Copa do Mundo! Parabéns!!

No feminino, a campeã foi a Juliana Terao. Ela se classificou para a Copa do Mundo Feminino! Parabéns!!

Juliana Terao

Vejam nos links abaixo a sensacional cobertura do evento pelo Jornal Xadrez Diário.

Jornal Xadrez Diário- edição nº 511

Jornal Xadrez Diário- edição nº 512

Jornal Xadrez Diário- edição nº 513

Jornal Xadrez Diário- edição nº 514

Jornal Xadrez Diário- edição nº 515

Jornal Xadrez Diário- edição nº 516

Jornal Xadrez Diário- edição nº 517

Jornal Xadrez Diário- edição nº 518

Jornal Xadrez Diário- edição nº 519


Recomendo a assinatura do Jornal Xadrez Diário! É a melhor relação custo-benefício de informação enxdrística de qualidade distribuída no País! Partidas de grandes torneios, muito bem analisadas, entrarão todos os dias em seu e-mail!!

PRÓXIMA GRANDE ATRAÇÃO NO RIO DE JANEIRO:

ABERTO DO BRASIL XADREZ BRASIL

UMA PARCERIA ENTRE O SITE XADREZ BRASIL E A CONVERGÊNCIA DO XADREZ FLUMINENSE!


DE 15 A 17 DE JULHO. VEJAM AQUI O REGULAMENTO!

PARTICIPEM!!!
NOSSA POLÍTICA É FAZER XADREZ!
SEJA MAIS UM!!!


sexta-feira, 17 de junho de 2011

1018- XADREZ COM CRIATIVIDADE!


O professor de Educação Física, Nilton Riguetti, da cidade de Trajano de Morais, na zona rural da Região Serrana do Rio de Janeiro, conseguiu superar as dificuldades, como a falta de investimento, com criatividade. Usando tampinhas de garrafa pet para treinar xadrez com seus alunos, já conseguiu inúmeras vitórias. Suas equipes conquistaram seis campeonatos nas Olimpíadas Escolares, com direito à vaga nos três lugares do pódio nas categorias femininas e masculinas, além de terem sido convidadas para o Mundial sub-20, pelo vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadrez e também garantir presença nas Olimpíadas Escolares de 2011.

A ideia surgiu do desejo de implantar novos esportes em suas aulas e o xadrez se mostrou como a principal opção, por ser uma atividade em que inteligência e concentração são elementos fundamentais. Contudo, a falta de material para a prática do esporte foi um obstáculo, sendo necessária a criatividade do professor, que resolveu elaborar um desafio: cada aluno deveria propor uma ideia alternativa para confeccionar as peças do jogo, utilizando apenas materiais recicláveis. Depois de vários debates e alguns testes, um material fácil e ao alcance de todos foi o escolhido: as tampinhas das garrafas pet.

Superando as adversidades, o professor criou o grupo de xadrez conseguindo assim dar continuidade ao projeto e manter o interesse dos alunos a partir dos 16 anos. Mas, apesar de todo o empenho, a manutenção do projeto ainda é difícil.

“Sonhamos com o dia em que este projeto será um parceiro fundamental na conquista de espaço, de dignidade, de inserção social desses jovens, na perspectiva de um futuro melhor, longe das ameaças do mundo, como as drogas e outros vícios.”

Toda esta luta está trazendo benefícios não só para os alunos da escola E.E. Maria Mendonça, como também para o município de Trajano Moraes, que hoje é reconhecido por sua excelência na prática do xadrez, sendo sede de importantes competições como o maior campeonato brasileiro de xadrez em comunidade agrícola, que acontecerá em setembro.

“O projeto é feito, basicamente, com crianças carentes, filhos de agricultores. Não temos problema de indisciplina, nossos alunos melhoraram o poder de concentração e na capacidade de solução de problemas e até os mais agitados também passaram a se fixar nos jogos com objetivo de se qualificarem para a disputa de competições estaduais.” afirma o professor.

FONTE: AQUI


quinta-feira, 16 de junho de 2011

1017- E-mail do Alberto Mascarenhas


Amigos(as),

a frente ampla de apoio ao Movimento Convergência segue crescendo e unindo mais e mais esforços em prol do desenvolvimento do xadrez fluminense!

Desta vez, tivemos a adesão do IBC, tradicional clube de Nova Iguaçu, e certamente faremos tudo para apoiá-lo na realização de mais eventos na região, captação de mais enxadristas e valorização de sua marca. Enfim, apoio a um crescimento sustentado e maior participação nas decisões evolutivas do xadrez em nosso estado.

Trata-se de um esforço conjunto, legítimo, consistente e crescente que desejamos espalhar cada vez mais entre todos aqueles que amam e praticam xadrez em nosso estado.

Política à parte, peço que reflitam sobre tudo que está ocorrendo de positivo em nosso estado desde o surgimento do Movimento Convergência em 26/fev/2010 e venham participar conosco de forma cada vez mais intensa dessa luta comum pela melhoria das condições de prática de xadrez em nossos clubes, nossas cidades e nosso estado.

Peço àqueles que possuam blogs que divulguem esta boa nova e a todos os endereçados que façam contato, sempre que necessário e de interesse comum, para evoluirmos cada vez mais, juntos em prol de um ideal maior, que é a massificação e qualificação do xadrez em nosso estado!

SÓ DEPENDE DE NÓS!
MF Alberto Mascarenhas



NOSSA POLÍTICA É FAZER XADREZ!
SEJA MAIS UM!!!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

1016- IBC É CONVERGENTE!!

IBC (IGUAÇU BASQUETE CLUBE)

Em reunião realizada ontem, a Diretoria de Xadrez do glorioso IBC de Nova Iguaçu resolveu aderir ao Movimento Convergência do Xadrez Fluminense!!
Essa parceria proporcionará muitos eventos, em todos os níveis técnicos e faixas etárias, nesse importante município para o xadrez do RJ que é Nova Iguaçu!!
Os amigos Dr. Renato, Prof. Miguéis (líder da LIMEX e a maior figura no Xadrez Iguaçuano), Rafael, Alexandre, Célio, Mike, etc. souberam captar os esforços da Convergência em unir, sem exceção, todas as forças produtivas do Xadrez do RJ em prol de um projeto integrado! Eles entenderam que nossa política é a de realizações, de fazer Xadrez!

Faça também essa opção! venha conversar com o nosso candidato à Presidência da Federação, Alberto Mascarenhas, o homem certo para unir a TODOS no Xadrez do RJ!!


NOSSA POLÍTICA É FAZER XADREZ!
SEJA MAIS UM!!!

terça-feira, 14 de junho de 2011

1015- MATÉRIA DO SPORTV SOBRE O INTERCOLEGIAL!





Amigos(as),

Parabéns a todos os participantes e organizadores do belo evento do Intercolegial no Rio de Janeiro deste sábado passado, em especial ao AF Élcio Mourão e sua equipe, e também aos papais, mamães e professores que apoiaram seus filhos e filhas e alunos(as) em um mega evento escolar com 165 efetivos participantes representando diversas escolas do Estado do RJ !

Colhamos os frutos !! A reporter é filha do nosso amigo enxadrista e globetrotter David Borensztajn, Karin Duarte.

Muito bom ver o xadrez no RJ conseguir espaço na TV (lembremos do recente 21 em Cabo Frio).
E vamos conseguir mais !!

Mais e mais faremos...

SÓ DEPENDE DE NÓS !!

MF Alberto Mascarenhas

NOSSA POLÍTICA É FAZER XADREZ!
JUNTE-SE A NÓS!!
SEJA MAIS UM!!!

1014- REGULAMENTO DO ABERTO DO BRASIL


15 A 17 DE JULHO DE 2011
VEJAM REGULAMENTO AQUI




NOSSA POLÍTICA É REALIZAR!
NOSSA POLÍTICA É FAZER XADREZ!!
SEJA MAIS UM!!!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

1013- A EVOLUÇÃO DO XADREZ NO INTERCOLEGIAL 2011


VEJAM AQUI A MATÉRIA SOBRE O INTERCOLEGIAL PUBLICADA HOJE NO CADERNO DE ESPORTES DO JORNAL O GLOBO.

MUITO BACANA PARA O LUCAS, O JOVEM CAMPEÃO DO CEVIC!
PARABÉNS, LUCAS! PARABÉNS, PAPAI WAGNER!!

APOIANDO O CRESCIMENTO DOS NOVOS TALENTOS!
NOSSA POLÍTICA É FAZER XADREZ!!
SEJA MAIS UM!!!

domingo, 12 de junho de 2011

1012- Notícia hoje no Portal Terra


A TV estatal da Líbia exibiu neste domingo fotos do líder Muammar Kadafi num encontro com o presidente da federação internacional de xadrez. A agência de notícias russa Interfax, por sua vez, disse que Kirsan Ilyumzhinov, que também é governador de uma província russa, contou ter jogado uma partida de xadrez em Trípoli contra Kadafi neste domingo. Segundo a agência, o enxadrista teria dito que o ditador líbio não tem qualquer intenção de deixar o país.

fonte AQUI

1011- XADREZ HOJE NA PRAÇA!!




A turma reunida!

Da esquerda para a direita: Marlen Moura (vice-campeão!), Robson Santana (campeão da praça Edmundo Rego!) e Wallace Carvalho (3º lugar!)


Amigos,
O que possuem em comum um domingo lindo de sol, yoga, bromélias, quadrilha de festa junina, barraquinhas com muito artesanato, muitas crianças e suas famílias, muito verde, lazer, pássaros, linda borboletas e flores, chope, bons petiscos e xadrez ??
Acertou quem respondeu Praça Edmundo Rego, no bairro do Grajaú, na cidade do Rio de Janeiro!
Mais um evento de Xadrez na Praça com apoio do Movimento Convergência ocorreu neste domingo, organizado com muita dedicação pelo Tito Susini Mariante e seus demais amigos da Praça Edmundo Rego e arbitrado pelo José Blanco.
Foram 26 inscritos, com participação efetiva de 18 enxadristas, que disputaram um torneio, já em sua 11a. edição, de partidas rápidas em 5 rodadas, cabendo a vitória ao Robson Santana (4,5 pontos), secundado por Marlen Moura e Wallace Carvalho (ambos com 4 pontos).
Vejam as fotos AQUI. Ilustram como foi prazerosa mais esta atividade com xadrez para todos que lá compareceram. E é justamente isso que desejamos estimular: o prazer de conviver com amigos e praticar xadrez, não importando o local ou o nível técnico. Logo, logo teremos mais gente jogando (crianças principalmente), mais gente envolvida e a atividade que nos une e motiva expandindo-se em nossa cidade e estado! Divulgação e massificação !
Agradecimentos ao gari Emerson que organizou a limpeza do "salão de jogos" minutos antes do torneio começar com infraestrutura excelente na forma de bons tabuleiros, peças, relógios e emparceiramento realizado por computador e tudo no horário previsto.
Vejam bem, tudo isso para um torneio ao ar livre, sem maiores pretensões que a de satisfazer seus participantes e divulgar o jogo para as pessoas presentes na praça, que responderam à altura, com a garotada que com muita curiosidade e energia se aproximava e perguntava aos seus papais e mamães o que era aquele jogo e como poderiam aprender a jogar ... Um garotinho de seus sete anos se animou tanto que resolveu desafiar-me para uma partidinha que terminou empatada para grande alegria dele, que a seguir foi se esbaldar no tobogã ao lado! Quem sabe se anime a aprender mesmo... Mas mesmo que não o faça, foi mais um momento mágico vivido, pois somos movidos por muita paixão ! Vejam em algumas fotos marcartes a curiosidade dos pequenos ao verem provavelmente pela primeira fez um jogo de xadrez ...
E nas fotos, vejam também quantas atividades simultâneas e interessantes aconteceram na praça, um lugar especial do Rio de Janeiro que mais pessoas deveriam conhecer.
E como ninguém é de ferro, nada melhor que um lauto almoço, com chope gelado e muita conversa boa para encerrar mais um belo dia com xadrez, no restaurante Dom Manuel, um dos patrocinadores do evento !
Em breve o Movimento Convergência anunciará a próxima etapa do Circuito de xadrez nas Praças! Participe! Junte-se a nós e faça xadrez cada vez mais e melhor! Realizemos juntos mais e mais em prol do que tanto amamos.

Só depende de nós !
MF Alberto Mascarenhas
NOSSA POLÍTICA É FAZER XADREZ!
SEJA MAIS UM!!!

1010- INTERCOLEGIAL 2011: UM SUCESSO!!

Lucas Peixoto, em primeiro plano jogando com as peças brancas, estudante do colégio CEVIC, foi o campeão da categoria Federado Masculino! Parabéns!!

A equipe do AF Élcio Mourão dirigiu os Intercolegias 2011! Mais um show de competência!

Eduarda Oliveira Freitas, a Duda, estudante do Sistema Elite de Ensino, ganhou a categoria Federado Feminino! Parabéns!! Na imagem, entrevista para a câmera da Globo.


Sucesso Total !!

Fotos do evento (196), aqui.

Seguem os resultados

Jovem Não Federado – masculino
Resultado Final, aqui.

Jovem Não Federado – feminino
Resultado Final, aqui.

Livre Não Federado – masculino
Resultado Final, aqui.

Livre Não Federado – feminino
Resultado Final, aqui.

Federado – masculino
Resultado Final, aqui.

Federado – feminino
Resultado Final, aqui.

Pontuação das Escolas, aqui.

PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES!!

terça-feira, 7 de junho de 2011

1009- "MILÉSIMA POSTAGEM" DE MAIAKOWSKY: DEPOIMENTO DE EDUARDO GALEANO NA PRAÇA DA CATALUNHA, 24/05/11.

Façamos de conta que essa é a minha milésima postagem.
Bueno, então ofereço a meus leitores o vídeo abaixo pela comemoração de minha "postagem 1.000"!!
Convenhamos, são 11 minutos mais interessantes que os 11 minutos do Paulo Coelho!


1008- 29º INTERCOLEGIAL SERÁ NO SÁBADO! MAIS UMA VEZ ORGANIZADO PELO ÉLCIO MOURÃO!!

Um recorde na participação das escolas (35) e de alunos (247), divididos assim pelas categorias:

Jovem Não Federado – masculino: 91 alunos
Inscritos, aqui.
Emparceiramento da 1ª rodada, aqui.
Jovem Não Federado – feminino: 43 alunas
Inscritas, aqui.
Emparceiramento da 1ª rodada, aqui.

Livre Não Federado – masculino: 52 alunos
Inscritos, aqui.
Emparceiramento da 1ª rodada, aqui.
Livre Não Federado – feminino: 25 alunas
Inscritas, aqui.
Emparceiramento da 1ª rodada, aqui.

Federado – masculino: 23 alunos
Inscritos, aqui.
Emparceiramento da 1ª rodada, aqui.
Federado – feminino: 13 alunas
Inscritas, aqui.
Emparceiramento da 1ª rodada, aqui.

A Coordenação do Xadrez em 2011 será do AF Elcio Mourão e sua equipe.

Segue Regulamento do Xadrez, aqui.
Local da competição: Colégio Estadual Jeannette Mannarino, Rua Olinda Éllis, 45 - Campo Grande - RJ.

Site oficial, aqui.
Segue Regulamento Geral, aqui.

As rodadas serão realizadas no dia 11/06/2011, conforme o cronograma
abaixo:

1a Rodada: 09h00min Almoço: 12h00min 6ª Rodada: 15h00min
2a Rodada: 10h00min 4a Rodada: 13h00min 7ª Rodada: 16h00min
3a Rodada: 11h00min 5a Rodada: 14h00min Encerramento: 17h00min

VEJAM E COMPAREM:

VEJAM AQUI E AQUI O INTERCOLEGIAL DE 2009....

BOM, AS ORGANIZAÇÕES GLOBO SE ENCHERAM DE TANTA BAGUNÇA E PASSARAM A GESTÃO DOS INTERCOLEGIAIS, A PARTIR DE 2010, PARA A EQUIPE DO AF ÉLCIO MOURÃO (LEIA-SE EQUIPE DA CONVERGÊNCIA). VEJAM O INTERCOLEGIAL DE 2010 NOS LINKS ABAIXO :

AF ÉLCIO MOURÃO É O ESCOLHIDO

SAIU A RELAÇÃO DE ESCOLAS DO INTERCOLEGIAL


CONGRESSO TÉCNICO


28º INTERCOLEGIAL: SUCESSO!!


EQUIPE DE ARBITRAGEM DO INTERCOLEGIAL 2010!

E AS ORGANIZAÇÕES GLOBO FICARAM TÃO SATISFEITAS QUE ENTREGARAM DE NOVO OS JOGOS INTERCOLEGIAIS DE 2011 À EQUIPE DE ÉLCIO MOURÃO (LEIA-SE CONVERGÊNCIA!)!


OS CÃES LADRAM E A CARAVANA CONVERGENTE PASSA!
NOSSA POLÍTICA É FAZER XADREZ!!
SEJA MAIS UM!!

domingo, 5 de junho de 2011

1007- É DOMINGO QUE VEM, XADREZ NA PRAÇA!!!!!!

11º Torneio de Xadrez da Praça Edmundo Rego

1ª. Etapa do Circuito Praças do Movimento Convergência

Data: 12/06/2011 Horário: 9 h às 13h (seguido de almoço de confraternização)

Apoio: Movimento Convergência do Xadrez Fluminense

Organização: Tito Susini Mariante (susinimariante@gmail.com)

Arbitragem: MF Alberto Mascarenhas

Número de Rodadas: 5

Tempo de jogo: 20 minutos para cada jogador ko

Limite de jogadores: 21

Valor da inscrição: Gratuito

Inscreva-se aqui: https://sites.google.com/site/xadrezderuarj/torneios/inscricoes

Medalhas: ● 1ºLugar ● 2ºLugar ● 3ºLugar ● Melhor entre 1600 e 1899 ● Melhor sem rating e/ou abaixo de 1600 ● Melhor Praça (Restrito aos Frequentadores da Praça)

Observação: jogadores deverão trazer peças e relógio.

Qualquer item não abordado será decidido pelo diretor do torneio e/ou pelo árbitro.

(Veja todas as fotos do último Torneio Aqui)

Reveja AQUI a matéria do 10º Torneio na Praça Edmundo Rego! MUITO LEGAL!!!

REALIZAR E APOIAR XADREZ É A NOSSA POLÍTICA!

SEJA MAIS UM!!!

1006- ZONAL 2.4: 18 A 26 DE JUNHO EM ARARUAMA!!


Direitos: O campeão será proclamado Campeão da Zona 2.4 e se classificará juntamente com o segundo colocado, para a final da Copa do Mundo de Xadrez. A campeã será proclamada Campeã da Zona 2.4 e se classificará para final da Copa do Mundo Feminino.
O torneio outorga título de Mestre Internacional a quem fizer 66% dos pontos independente de com quem jogar. Apenas 1 (hum) é permitido e será dado ao melhor qualificado que não é GM ou MI. O torneio outorga título de MF a quem fizer 50% dos pontos independente de com quem jogar. Apenas 2 (dois) são permitidos e serão dados ao melhores qualificados que não são nem GM, Mi ou MF.
Local de Jogo: Praça Antônio Raposo s/n Parque Hotel Araruama RJ.
Sistema de jogo: Suíço em 9 rodadas.
Ritmo de jogo: Relógio Digital: 90 minutos para os primeiros 40 lances, seguido de 30 minutos para o resto do jogo com um acréscimo de 30 segundos por jogada a partir do primeiro lance.
DESEMPATE:
Os desempates relativos à vaga se jogarão através de rápido. Para todos os outros o abaixo
(a)Confronto direto [11];
(b)Milésimos Medianos [37 parâmetros 1.1.N,Y,Y, N];
(c)Milésimos Totais [02];
(d)Sonneborn-berger [07];
(e) nº de vitórias [12].

CRONOGRAMA
Rodadas Horários
Sábado - 18/06...............Congresso Técnico 15h00min
Sábado - 18/06...............1ª. Rodada 17h00min
Domingo - 19/06............2ª. Rodada 19h00min
Segunda - 20/06.............3ª. Rodada 19h00min
Terça - 21/06..................LIVRE
Quarta - 22/06................4ª. Rodada 19h00min
Quinta - 23/06.................5ª. Ronda 10h00min
Quinta - 23/06 ...............6ª. Ronda 19h00min
Sexta - 24/06...................7ª. Ronda 19h00min
Sábado - 25/06................8ª. Ronda 17h00min
Domingo - 26/06.............9ª. Ronda 10h00min
Desempates 18h30min

PREMIOS CATEGORIA ABSOLUTA
Total de Prêmios: u$s 8.000
1°: u$s 1500.-
2°: u$s 1200.-
3°: u$s 1000.-
4°: u$s 750.-
5°: u$s 550.-
6°: u$s 400.-
7°: u$s 400.-
8°: u$s 300.-
9°: u$s 300.-
10°: u$s 300.-
11º: u$s 300.-
12º: u$s 200.-
13º: u$s 200.-
14º: u$s 200.-
15º: u$s 200.-
16º: u$s 200.-
PREMIOS CATEGORIA FEMININA
Total de Prêmios: u$s 3.000
1°: u$s 700.-
2°: u$s 600.-
3°: u$s 400.-
4°: u$s 300.-
5°: u$s 200.-
6°: u$s 200.-
7°: u$s 100.-
8°: u$s 100.-
9°: u$s 100.
10°: u$s 100.-
11°: u$s 100.-
12°: u$s 100.-

VEJAM REGULAMENTO COMPLETO NO SITE OFICIAL

1005- 5ª ETAPA DO 21: JOVEM FERNANDO VENTURA FATURA!!!



Da esquerda para direita: Eduardo Anzuategui, Alberto Mascarenhas e Marcos Oliveira

Amigos(as) enxadristas,
Mais um sábado com muito xadrez no Rio de Janeiro, reunindo cada vez mais praticantes e demonstrando que com trabalho, união de muitos e principalmente amor pelo que se faz, é possível realizar provas com a qualidade vista ontem. Pela manhã iniciou-se um forte IRT FIDE no CXG (Clube de Xadrez Guanabara) lotando seu salão, e à tarde mais uma etapa do Circuito 21 do Movimento Convergência na AXXM (Associação de Xadrez Xeque Mate) com pouco menos de 60 inscritos (!!), clube que se firma visivelmente como um excelente espaço para eventos na cidade do Rio de Janeiro e que certamente sediará cada vez provas de maior importância, valorizando e desenvolvendo seus associados e sua diretoria. Parabéns ao presidente Eduardo Anzuategui e seus demais apoiadores !
Sobre o torneio, muito legal ver jovens estudantes da Marinha de guerra brasileira vindos de Angra dos Reis acompanhados por seu técnico para praticarem num evento bom nível visando competição com outras forças armadas logo a seguir ! Aos vê-los uniformizados, impossível não vir à mente nomes como William de Souza Moreira, Gustavo Martins e Wanderlei Nunes, hoje oficiais da Marinha e que foram enxadristas fortes no âmbito carioca e universítário nos anos setenta. Por onde andarão?
Além do pessoal da marinha, o mesmo se deu com vários jovens e crianças que vieram (alguns de Paraty !) se preparar para o próximo Intercolegial (novamente sob direção do AF Élcio Mourão, do Movimento Convergência!), sábado que vem em Campo Grande (RJ) ! Gratificante ver o empate suado logo na primeira rodada de um desses garotos contra o forte jovem Daniel Rangel, último campeão do interior do Estado! Estamos ajudando mais jovens talentos a despontar e isso é excelente !!
Arbitragem e direção da prova impecáveis na liderança do AF Élcio Mourão e do presidente da AXXM Eduardo Anzuategui, incansáveis em cada detalhe.
E, desde fortes mestres, como Luis Rodi e Wagner Gumarães, a jogadores de ponta como Arthur Santa Cruz, cuja titulação depende apenas de mais participação em eventos FIDE, passando por apaixonados como eu, Álvaro Frota, Maia, Amorim, Marco Coutinho, Virginia Reis, Joca, Hermann Matthew e tantos outros ... Mas o destaque fica para o jovem Fernando Ventura, que com muita luta e vontade de vencer, superou todas as dificuldades e conquistou com méritos seu primeiro 21 do Circuito Convergência ! Parabéns garoto !
Resultado das 1as. colocações: 1o. Fernando Ventura (5,5/6) 2o. MF Luis Rodi (5/6) 3o. MF Wagner Guimarães (5/6) 4o. MF José Eduardo Maia (5/6) e 5o. Joaquim de Deus Filho (5/6) de efetivos 50 participantes !
Por fim, os rostos vermelhos a cada rodada, a adrenalina a mil, a torcida com plateia a cada partida decisiva, a vibração a cada ponto duramente conquistado, as conversas em paralelo e no pós evento (perdidas no tempo de falta de encontros como esse...) mostram como é bom estarmos unidos fazendo xadrez ! E uma festa como essa não podia ter final mais inusitado... Uma excelente roda de samba/pagode com alimentação da melhor qualidade... Nada a ver com nosso torneio, é óbvio, mas realizada pelo clube sede em outro espaço para seus demais associados. Nós, é claro, aproveitamos um pouco !!
Independentemente dos resultados técnicos visíveis, o mais significativo e importante, repito, é a união crescente de mais e mais pessoas em prol do xadrez com qualidade e organização em nosso Estado. Somente com o trabalho e união de muitos que conseguiremos massificar e qualificar o xadrez por aqui.
Vejam imagens e filmetes do torneio AQUI
Vejam classificação completa AQUI
Vejam a classificação do Circuito 21 após a 5ª etapa AQUI

SÓ DEPENDE DE NÓS !
MF Alberto Mascarenhas

PREGANDO A UNIÃO DE TODOS!
CADA CLUBE E PARCEIROS TÊM A MESMA GRANDE IMPORTÂNCIA!
NOSSA POLÍTICA É DE REALIZAÇÕES, FAZER XADREZ!!
SEJA MAIS UM!!!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

1004- C´MOOOOOOOOOOOOOOOOOOOON!!!!!!


QUE AULA!! NÃO PODEM ACHAR QUE O GIGANTE ESTÁ MORTO!

O suíço Roger Federer colocou fim nesta sexta-feira a uma das maiores séries invictas da história profissional do tênis masculino. O ex-número 1 do mundo conseguiu superar o sérvio Novak Djokovic por 3 sets a 1, parciais de 7/6 (7-5), 6/3, 3/6 e 7/6 (7-5), encerrou a sequência de 43 triunfos do atual vice-líder do ranking e garantiu vaga na final de Roland Garros contra um mais do que conhecido adversário: o espanhol Rafael Nadal, de quem nunca ganhou no saibro francês.


1003- MAIS FEEDBACK POSITIVO DE FORA DO ESTADO DO RJ!!

Escrevi já como é bom ler e ouvir elogios sobre torneios organizados aqui no amado Xadrez do Rio de Janeiro. Há uma década que só ouvimos notícias ruins: não pagamentos de taxas (não esqueci! pq não pagaram as taxas que dariam direito a hospedagem e alimentação gratuitas nos Brasileiros de Menores? vejam AQUI-1 , AQUI-2 , AQUI-3 , AQUI-4 , e AQUI-5), ação judicial contra a CBX, partidas que começam (comprovadas em imagens!) com resultado não publicado, etc.
Vejam abaixo uma postagem de um blog de Cuiabá:

Circuito Pré Olimpico Feminino 2011-12 - Etapa Rio De Janeiro

A Etapa Rio de Janeiro do Circuito Pré Olímpico Feminino de Xadrez, ocorreu em dois templos do xadrez carioca: as duas primeiras rodadas no Clube de Xadrez Guanabara - CXG e as demais na Associação Leopoldinense de Xadrez - ALEX, local que dispunha de quatro tabuleiros eletrônicos para poder divulgar amplamente as partidas das primeiras mesas e que foi, sem dúvidas, o grande destaque da organização.

Quando na última década houve referências tão elogiosas em relação a eventos acontecidos aqui no RJ? Isso é apenas 1% da capacidade de realização do grupo que compõe o Movimento Convergência. Esse grupo tem como política FAZER XADREZ! ações práticas e objetivas que beneficiam o Xadrez no Estado. Ações práticas e transparentes, nada de encontros secretos, com muito discurso e nada de concreto! Nossa capacidade de REALIZAÇÃO supera quaisquer discursos.
Outra característica marcante de nossa linha de atuação é o pleno envolvimento dos clubes e demais parceiros no processo decisório. Em nossos eventos os parceiros participam, nada é imposto. Por exemplo, em nossos circuitos os organizadores parceiros é que decidem quanto irão cobrar de inscrição, quanto será pago de premiação,etc. E em todas as atividades com a CONVERGÊNCIA os parceiros ficam com 50% do valor arrecadado, enquanto garantimos toda a infraestrutura necessária para o pleno êxito do evento, além da garantia da premiação. Quem oferece isso?

COM QUEM VOCÊS QUEREM ESTAR EM 2012?




NOSSA POLÍTICA É FAZER XADREZ!
SEJA MAIS UM!!

1002- DEPOIMENTO DO PROFESSOR ALFREDO SANTOS!!

Professor A.P. Santos


Depoimento do Prof. Alfredo Pereira dos Santos, uma das mais expressivas figuras no ensino do Xadrez no Rio de Janeiro (o MI Eduardo Limp, o MF Sadi Dumont, etc. foram seus alunos).


Devo dizer que mesmo de longe apoio os nomes do Mascarenhas e do José Costa para a direção da FEXERJ. Os dois exercem a engenharia há longos anos, um na Petrobrás e outro na Globosat mas sempre encontraram tempo para trabalhar pelo xadrez no Estado do Rio de Janeiro, confirmando o antigo provérbio árabe: "Quem quer fazer alguma coisa arranja um meio; quem não quer inventa uma desculpa".

Espero que os enxadristas do Rio de Janeiro tenham a clara percepção de que mais do que nunca É PRECISO MUDAR. Não a mudança pela mudança, como quem bota uma camisa agora e outra daqui a pouco, mas a mudança que implica em RENOVAÇÃO, a mudança de mentalidade e de prática. E RENOVAR aqui não implica, necessariamente, em coisa nova, como a etimologia da palavra poderia sugerir, mas, muito pelo contrário, o retorno a antigos conceitos e práticas que andam esquecidas. As velhas e boas práticas, que implicam honestidade, transparência, clareza e trabalho.

Como dizia Pascal, "Todas as boas máximas já estão no mundo; só nos resta aplicá-las".

Alfredo Pereira dos Santos

Vejam abaixo todas as postagens do Prof. A. P. Santos neste blog:

Viva A.P. Santos!

O Xadrez e os Meios de Comunicação

O Xadrez no RJ

Ah Xadrez do jeito que suncê tá

Os feudos e os privilégios do Xadrez

De omnibus est dubitandum

A Cartilha de Xadrez do Alfredo Santos!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

1001- A ORGANIZAÇÃO DO XADREZ NO RIO COMEÇA A SER BEM AVALIADA!

Amigos, vejam o depoimento do Sr. Presidente da CBX em seu blog sobre a organização da 2ª etapa do Circuito Pré-Olímpico Feminino:

"O final de semana passou e tive que contemplar à distância o andamento
da II Etapa do Circuito Pré-Olímpico Feminino. Não faltou emoção neste
torneio! Mas isto, comento depois. Quero falar inicialmente do show de organização da Convergência do Xadrez Fluminense, o movimento que tem salvado o xadrez no Estado do Rio de Janeiro, com muitos e bem sucedidos eventos.

Além da sempre calorosa acolhida às participantes, a organização distribuiu brindes para as atletas, fez transmissão ao vivo dos 4 primeiros tabuleiros (algo inédito em torneios suíços femininos no Brasil, pelo menos com a plataforma DGT) e disponibilizou boletins das rodadas. Um verdadeiro SHOW! Foi tão bom que até os habitualmente
críticos, esquecendo-se que a CBX era parceira no evento, teceram
elogios ao mesmo e nem sequer lembraram de reclamar de inscrições,
prêmios, "frescuras", etc. Como tem gente que reclama, hehehehehe!"

"Por enquanto, agradecemos à Convergência, especialmente ao MF
Mascarenhas, AFs Elcio Mourão e Carlos Carvalho, Blanco, Maia e todos
aqueles que contribuíram nos trabalhos deste espetáculo de organização
que foi mostrado no evento. Parabenizamos a Gazola pelo merecido
título da etapa e convidamos as jogadoras para as próximas. Vamos
montar uma grande equipe e obter um excelente resultado na Turquia em 2012!

Abraço!

AI Pablyto Robert"

É muito bom ouvir e ler coisas boas e positivas em relação ao Xadrez do RJ! Na última década as referências em relação ao RJ foram muito negativas, péssimas.
Esse depoimento do Sr. Presidente da CBX é só uma amostra das boas relações que poderão ser construídas não só no âmbito interno (todos os clubes e forças produtivas do estado, SEM EXCEÇÃO) mas também com entidades fora do estado do Rio de Janeiro.
Ratifico aqui que o candidato à Presidência da Fexerj, o MF Alberto Mascarenhas é o melhor preparado, sob todos os aspectos, para conduzir uma gestão que envolva uma união de TODOS em prol do desenvolvimento do Xadrez no Estado.

E NÃO PERCAM, PRÓXIMO SÁBADO A 5ª ETAPA DO CIRCUITO 21 NA AXXM!

FAZER XADREZ É A NOSSA POLÍTICA!
SEJA MAIS UM!!!

1000- MILÉEEEEEEEESIMA POSTAGEM DE MAIAKOWSKY!!!

Pelé fez seu milésimo gol....


E Maiakowsky faz a sua milésima postagem!!

Tudo começou em 6 de abril de 2008.......

E o blog passou a expressar os desejos de mudanças na gestão da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro.

Surgiu a CONVERGÊNCIA......
E a notícia mais importante dentre as 999 postagens:

980- Definidas as candidaturas da CONVERGÊNCIA para as próximas eleições

Em reunião realizada hoje à noite foram definidas as candidaturas da CONVERGÊNCIA à Presidência e Vice-Presidência da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro.

Candidato à Presidência: MF ALBERTO PINHEIRO MASCARENHAS
Candidato à Vice-Presidência: MF JOSÉ COSTA FERNANDES JR.

Candidato à Vice-Presidência, MF José Costa Fernandes Jr.

O MF José Costa Fernandes Jr. tem 54 anos e é Funcionário de Carreira da Petrobrás (vejam entrevista com ele na edição nº 138 da Revista da Petrobrás ). Tem mais de 40 anos de dedicação ao Xadrez do Estado do Rio de Janeiro, com títulos importantes como jogador. Como Gestor, administrou na década passada o Projeto de Xadrez Escolar em Niterói, envolvendo 6.000 crianças no biênio 2006/2007. Foi presidente do NXN (Núcleo de Xadrez de Niterói) e ex-dirigente da Federação (rompendo em 2009).
Como Vice-Presidente, ajudará nos projetos de incentivo ao Xadrez Escolar, além de projetos e atividades ( por exemplo, a reativação do Campeonato Interclubes do Interior)que fortalecerão sistematicamente o Xadrez no Interior do Estado do RJ.
Possui vastos conhecimentos de legislação que possibilitarão a captação de recursos públicos e privados.



MF Alberto Pinheiro Mascarenhas, candidato à Presidência

MF Alberto Mascarenhas tem 54 anos e é Gerente de Sistemas da Globosat. Tem mais de 40 anos de intenso amor com o Xadrez.
Foi Diretor da Área Internacional do CXEB e um dos sócios fundadores da ALEX.
Idealizador e líder do Movimento Convergência é um Gestor que demonstra ampla capacidade de trabalho, articulação e diálogo, além de possuir uma rede de contatos que possibilitarão a captação de recursos da iniciativa privada.
A escolha dos candidatos obedeceu ao princípio da Convergência de equilíbrio de forças entre a Capital e o Interior do Estado do RJ.
Os candidatos não apareceram ontem no Xadrez do RJ. Não são aventureiros. São muito bem sucedidos nas suas profissões, amam intensamente a prática do Xadrez e têm uma longa estrada, sejam como jogadores, sejam como gestores.
Com eles, o amado Xadrez do Estado do Rio de Janeiro voltará a ocupar o espaço que merece no cenário nacional. Uma gestão moderna, competente, auto-sustentável e transparente.

E então? com quem vocês querem estar a partir de 2012?


Problemas de Xadrez disse...

Parabéns aos Convergentes que, com esta decisão, selam definitivamente seu compromisso com o xadrez do RJ. Abre-se, verdadeiramente, uma opção para que todos possamos praticar o direito de escolha.

Desejo muitas felicidades ao Mascarenhas e ao José Costa que, neste momento, devem estar refletindo sobre o longo e tortuoso caminho à frente. Mas vocês não estarão sozinhos!
Leo Mano

Paulo Goulart disse...

Falar dessa candidatura é compartilhar a emoção do que o Xadrez Carioca pode viver nos próximos anos.

Paramos de reclamar dos que nada faziam e passamos a querer mais, desejar mais, sonhar mais e fazer mais...

Falavam do Xadrez Carioca o mesmo que a imprensa falava do Futebol Carioca com seu Caixa D'água: Está Falido! Esqueceram que uma paixão não pode ser destruída a não ser por aqueles que a deixam de venerar, cuidar, amar...

E o que mais poderíamos esperar quando começamos a sonhar juntos? Oportunidade de levar o nosso Xadrez no Rio de Janeiro a um Novo Nível, sem desprezar o que já acumulamos, mas nunca paralisados por essas conquistas...

A decisão de Alberto Mascarenhas e de José Costa alegram meu coração, inspiram minha vida e indicam que vale à pena sonhar...

Sei que muitos conselhos serão dados aos representantes do Movimento Convergencia. Longe de mim imaginar ser mais sábio para candidatar-me ao privilégio de ser um desses conselheiros. Contudo arrisco-me a indicar um caminho: O Xadrez do Rio precisa de Pacificação.

Essa guerra divisionista só interessou aos pequenos e particulares interesses; afastou as famílias, as crianças, as mulheres e os que só queriam diversão em um mundo cheio de possibilidades que é esse mundo de Caíssa.

Pacificar e trazer a alegria, o entusiasmo, a dedicação são pilares nesse novo tempo que colhemos no Xadrez Carioca. Essa candidatura é o coroamento de uma ação articulada, pacífica, sincera, honesta que motiva, anima e nos enche de esperança, agrega e ilumina todos os que Amam o Jogo dos Reis.

Parabéns Rio de Janeiro, Voce merece isso também!


Paulo Goulart

joca dedeus disse...

Parabéns pelos grandes nomes!
Sempre torci pelo "paulista" (é preciso frisar!)Mascarenhas, uma quase unânimidade!

Que tenham bons projetos e seria interessante que publicassem sua "plataforma de governo".
Desde já, coloco o espaço do meu blog à disposição.

Boa sorte e que tenhamos uma grande eleição com pessoas verdadeiramente comprometidas com nosso amado esporte!

sucesso!

Joca
www.xadreztorneios.blogspot.com

silvio henriques disse...

O Clube de Xadrez Vassouras – CXV – é filiado à FEXERJ desde 2001. Apesar de, no começo, firmar parceria com a administração de então, praticamente a mesma de hoje (o presidente ainda é o mesmo), logo ficou claro que os interesses eram divergentes. Nunca houve compromisso com a renovação do xadrez fluminense, muito menos com uma administração profissional, que buscasse, por exemplo, recursos junto à iniciativa privada. Ora, se não havia projeto algum, como buscar parceria com empresas privadas que, ao contrário dos órgãos governamentais, não são atraídas por investir recursos “a fundo perdido”? Nunca houve um projeto de reestruturação do xadrez do estado, que objetivasse resgatar a época em que o Rio de Janeiro era sinônimo de excelência no xadrez brasileiro.
Durante esses 10 anos que o CXV é filiado à FEXERJ, aconteceram duas eleições para a presidência. Em 2004, em assembléia realizada em Miguel Pereira, o CXV não compareceu nem se fez representar porque não havia chapa concorrendo com a “situação”. Em 2008, compareceu, mas não votou na única chapa que se registrou para concorrer – de “situação”, novamente. Em todas as duas oportunidades, bem como em todos os outros anos após sua filiação, o CXV sempre esteve apto a votar, apesar de não ter faltado manobras com o intuito de impedi-lo.
Desta vez será diferente!!
Há projeto!!
Há seriedade!!
Há envolvimento e, consequentemente, compromisso!!
Trabalhei no Banco do Brasil por 10 anos. Saí com o intuito de ser empresário. Falhei. Decidi, então, enveredar por uma atividade que sempre me atraiu. Hoje sou um apaixonado professor. Comecei a dar aulas de xadrez em 1999. Construí um salão com 60m², que é sede do Clube de Xadrez Vassouras. Fiz curso de arbitragem e pertenço ao quadro de árbitros da federação desde 2001. Já organizei aproximadamente 40 eventos enxadrísticos. Fiz outra faculdade e hoje também sou professor de geografia. Alguns alunos meus conquistaram títulos estaduais. O Clube de Xadrez Vassouras foi vice-campeão Classe C duas vezes e campeão Classe B uma. Uma aluna minha foi bi-campeã brasileira escolar e 3ª no pan-americano escolar realizado em Mendes (RJ). Sou um profissional do xadrez, mergulhei de cabeça e muito me interessa que o xadrez do estado progrida.
Briguei bastante com a atual administração da FEXERJ e custei a aceitar a idéia de que ser paciente é diferente de ser fraco. Hibernei.
Agora agradeço a oportunidade que a Convergência, através do Mascarenhas e do José Costa, e do Maia, claro, está me dando para poder sonhar com um futuro melhor para o xadrez do nosso estado.
A anuidade está paga, participaremos do INTERCLUBES e, novamente, o Clube de Xadrez Vassouras estará apto a votar. Quero mudanças!! O crescimento do xadrez do Rio de Janeiro vai nos encher de orgulho, mas também vai me beneficiar profissionalmente.
Em 2012, você que é representante de clube com direito à voto, vote CONVERGÊNCIA, vote Mascarenhas para presidente e José Costa para vice!! É assim que o CXV vai votar!!

Silvio Henriques – Presidente do Clube de Xadrez Vassouras e Professor de Xadrez

Chess is my life disse...

Mascarenhas!

A tempos que eu vinha torcenco por uma renovação na Fexerj, com um novo olhar holístico, deu um todo! para todos! e naum parcial! para poucos!.
Acho que a Convergência naum poderia apoiar candidato mais capaz do que vc, pela sua sinceradade e pela sua natureza de fazer o bem em prol do nosso amado esporte.
Fico feliz que vc tenha tomada esta atitude, ousado e destemida, e que ficarei na torcida pelo seu êxito em sua empreitada.

Um forte abraço,

Sérgio Murilo.

Luiz Francisco disse...

Ambos competentes, que muito fizeram e fazem em prol do xadrez, juntamente com outros nomes como, para citar alguns, o Élcio Mourão, Maia, Gm Darcy, José Blanco e outros valorosos companheiros. Parabéns ! Sucesso !

Xadrez Opinião disse...

Vem de longe o esforço da ALEX em batalhar por melhorias no xadrez deste Estado.

Evidente que nunca foi um esforço isolado. Todavia, apesar das incompreensões, sempre buscamos vocalizar, em todos os fóruns possíveis, as nossas desavenças com a política implementada. Não para nos beneficiarmos isoladamente, uma vez que cremos que um ambiente enxadrístico mais pujante e instigante é o principal fator que ajudará a todos os segmentos deste nosso esporte a melhor se desenvolverem harmonicamente.

De principal força nacional, fomos sendo relegados a posições cada vez mais subalternas.

Isso apesar de certos setores se jactarem de trazer GMs e MIs para inflarem o ITC com seus times biônicos.

Aqui e acolá os descontentes fomos nos soerguendo e hoje podemos, vivamente, nos expressar através da chapa MF Mascarenhas e MF José Costa.

Não começaram ontem, e, portanto, não são aventureiros no xadrez.

O que de antemão é uma garantia!

A ALEX já se decidiu!

Se os demais clubes precisavam de algum sinal para mudarem o estado de coisa atual, com o lançamento da candidatura de 2 Mestres Fides, não há mais porque duvidar.

Cerremos fileiras em prol do xadrez deste Estado com MF Alberto Mascarenhas e MF José Costa.

Não nos iludamos que a vida será dura, duríssima; mas, quando construímos o futuro, o presente passa a ser uma realidade e o passado já foi ultrapassado.

Blanco

Marcos Diaz disse...

Prezado blogueiro e enxadrista Maia,

Finalmente chegou a hora de os enxadristas do Estado do Rio de Janeiro com uma história de compromissos e comprometimentos com a arte de Caissa, tomarem para sí os destinos da FEXERJ. Com o Mascarenhas posso dizer que estou representado na direção.
Parabéns a voce Maia, ao Blanco e aos companheiros que estiveram diuturnamente a frente desta trincheira. Teremos com certeza uma reoxigenação, já que ar estava rarefeito. Contem comigo nesta luta.

David Borensztajn disse...

Finalmente uma chapa de peso.
Com Masca e J.Costa (a quem não vejo há séculos)o xadrez carioca só tem a ganhar.

XADREZ CARIOCA disse...

Caríssimos Masca e Zé,

o ponta pé inicial do resgate da seriedade e organização do enxadrismo fluminense foi dado com a criação da CONVERGÊNCIA. Agora mais um passo rumo a consolidação destas conquistas se apresenta com o lançamento da chapa encabeçada por vocês. Têm os dois o meu total apoio e tenho confiança que sairemos vencedores. Nos próximos dias estarei postando em meu blog um comentário mais detalhado sobre as eleições que se aproximam, a do Conselho de Árbitros e do Administrativo.

Vamos em frente, porque de passos de tartaruga já estamos fartos.

Abraços e boa sorte!

AMORIM

Marco Maia disse...

Prezados,

Desejo sorte aos amigos e fortíssimos jogadores Mascarenhas e Zé Costa. Que tenham a mesma categoria apresentada no tabuleiro também como dirigentes, caso saiam vencedores no pleito.

Aquele abraço,

Marco Maia

XADREZ CARIOCA disse...

Caros Masca e Zé,

está dada a largada para a retomada da seriedade e organização a tempos perdidas pela FEXERJ. Não resta em mim dúvidas do sucesso desta empreitada.

Abraços e boa sorte!

AMORIM

Adriano Saldanha disse...

Prezado MF Alberto Mascarenhas,
Escrevo estas linhas em tributo a ti, notável do xadrez fluminense que tornou possível à Justiça Federal homenagear, in memorian, o Gigante Luciano Belém em março deste ano.
Assim, se já não fossem tantas as razões, sua competência, simpatia, e dinamismo empreendedor, com todo o respeito que merecem todas as candidaturas, nós só podemos ser Masca 2011!


Na trajetória do blog pude expressar aquilo que sou: cidadão político, bem-humorado, criativo, crítico, musical, amigo de quem é amigo (parabéns, Marcelo Santos pelo nascimento da filhota no último sábado!) e fã do Federer!
Mas, acima de tudo, sou um capivara que há anos deseja que o Xadrez do RJ seja administrado por quem realmente ama Xadrez!

E vida que segue!