segunda-feira, 31 de agosto de 2009

326- Próxima vítima-2ª Rodada- basta clicar na imagem

325- A primeira já foi.........

Aberto dos EUA

Federer começa luta pelo hexa com vitória fácil

Federer venceu com facilidade
Federer venceu com facilidade




Em sua estreia no US Open, o suíço Roger Federer venceu com facilidade o americano Devis Britton por 3 sets 0, com parciais de 6/1, 6/3 e 7/5. Com 15 troféus, Federer é o tenista com mais títulos de Grand Slam, e parte para tentar sua sexta conquista da competição americana.

domingo, 30 de agosto de 2009

324- Resultado Preliminar do Brasileiro de Solucionismo de 2009

Resultado preliminar do CBS-2009. Campeão: Marcos Roland.

1. Marcos Roland (RJ) Pré-Classificado para o Mundial 2009
2. Roberto Stelling (SP) Pré-Classificado para o Mundial 2009
3. José Eduardo Maia (RJ) Classificado para o Mundial 2009
4/5. Ricardo Luiz Vilela (MG) Classificado para o Mundial 2009
4/5. Bráulio dos Santos (RJ) Classificado para o Mundial 2009
6. Eric Bacconi (SP)
7. José Blanco (RJ)
8. Fernando Garrido (RJ)
9. Fernando Madeu (RJ)
10. Paulo Cesar Levy (RJ)

A pontuação detalhada será fornecida ao longo da semana.

Na foto acima Marcos Roland (de branco), bi-campeão brasileiro (1992/2009) analisa com Roberto Stelling. Ao fundo, Eric Bacconi (vermelho) e Ricardo Vilela (ao centro).
A gangue da ALEX no TTC: Maiakowsky, Bráulio e Blanco!!

sábado, 29 de agosto de 2009

323- Brasileiro de Solucionismo foi hoje!

Na imagem acima(registrada durante o Continental das Américas) vemos à esquerda o Campeão Brasileiro de Solucionismo de 2009!! Parabéns, Marcos Roland!!

Na imagem escurecidinha, a tribo Alexana no Brasileiro de Solucionismo! Da direita para a esquerda, o vice-presidente da ALEX (Associação Leopoldinense de Xadrez), Maiakowsky, o presidente Bráulio Santos e o "primeiro-ministro" José Manuel Blanco!!
Antes de esquentar a cuca nos problemas: da esquerda para a direita o Érick, Maiakowsky e o craque Stelling! sentados, Sérgio Dias e Fernando Garrido!
Agora, o gente-boa (e muito paciente) Léo Mano, no lugar de Maiakowsky.

===================================================================

Realizado hoje no TTC o Campeonato Brasileiro de Solucionismo de 2009! Marcos Roland o grande campeão, Roberto Stelling em 2º !! Parabéns!!
O evento transcorreu tranquilamente num ambiente carregado de energia positiva!!
Vamos para o Congresso Mundial de Solucionismo agora!!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

322- 52º Congresso Mundial de Solucionismo



Programme


Solving



Welcome to the 52nd World Congress of Chess Composition website!

Organiser: Uniao Brasileira de Problemistas
Venue: Rio de Janeiro, RJ, Brazil, 10-17 October 2009
Hotel: Pestana Rio Atlantica

321- Jogadas do Federer!



Segunda começa o U.S. Open! sorteio efetuado, as semis poderão ser Federer x Djokovic; Muray x Nadal. Promete!!
No vídeo, uma seleção das jogadas do Gigante!! o Agassi ficou putinho.......!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

318-ÚLTIMA CHAMADAAAAAAAA (VER POST Nº 312)!!

Aviso Oficial
A União Brasileira de Problemistas (UBP) convida a todos os interessados a participarem do XVIII Campeonato Brasileiro de Soluções de Problemas de Xadrez (CBS).
A inscrição no evento consistirá na solução (indicação apenas da CHAVE) do problema-convite que consta deste anúncio, a qual deverá ser enviada ao coordenador do evento, por via postal ou correio eletrônico, até a data de 27 de agosto de 2009. No ato da inscrição, que é gratuita, o competidor receberá, no endereço eletrônico que indicar para esse fim, uma cópia do regulamento do campeonato.
A fase final será realizada no Tijuca Tênis Clube no Rio de Janeiro, na data de 29 de agosto de 2009 as 13h30min, consistindo em doze problemas, nas seguintes modalidades: quatro mates diretos em 2 lances; dois mates diretos em 3 lances; dois mates diretos em mais lances; dois finais artísticos; um mate ajudado em 2 ou mais lances; um mate inverso em 2 ou mais lances.
Os doze problemas deverão ser solucionados ao vivo em uma única seção de 180 minutos cronometrados com horário de início pontualmente às 14h.
O coordenador do evento, em todas as suas fases, será Leo Mano, que receberá correspondência no endereço postal: Rua Silva Rabelo 91 / 1102, Blc 1 – CEP 20.735-080 - Rio de Janeiro – RJ, ou no endereço eletrônico: problemasdexadrez@terra.com.br.
Para efeitos de cumprimento dos prazos de envio de correspondência acima estipulados, será considerada data de envio a que constar do carimbo do correio ou a que for informada pelo servidor eletrônico na emissão da mensagem.

317- É mesmo o final dos tempos!


Senhores, o 1º colocado em torneio regional demonstra não acreditar no resultado!

Não sobrará pedra sobre pedra.......

316- TÉCNICA MAIAKOWSKY AJUDOU RUBINHO!

Como demonstrei na postagem nº 167, prestei uma consultoria esportiva a Rubens, em pleno Carnaval de 2009 no camarote da revista Caras! Rubens assimilou bem a técnica Maiakowsky de motivação e hoje isto ficou demonstrado na 100ª vitória brasileira na Fórmula 1!!Ontem comecei o treinamento motivacional com o mf Sadi Dumont cujo objetivo é o título de MI!! O bigode tem muito talento nas 64, VAI CONSEGUIR!!
Os enxadristas interessados em títulos de Mf, MI, GM, podem contactar Maiakowsky neste blog!!



Rubens Barrichello não conseguiu disfarçar a felicidade com a vitória no Grande Prêmio da Europa, em Valência, na Espanha, a décima de sua carreira. Ao deixar o carro, beijou a câmera do cinegrafista que acompanhava sua comemoração. Já no pódio, deu uma tradicional sambadinha e, depois de receber o troféu e estourar o champanhe, tascou mais um beijo, desta vez no pódio. Só não chorou. "Foi um final de semana que nunca vou esquecer", disse Barrichello. Além de comemorar a 10ª vitória na carreira, o piloto da Brawn entrou para a história como o 100ª piloto brasileiro a completar um GP em primeiro lugar. Perguntado como se sentia com o feito, Barrichello comemorou. "Todas as minhas vitórias parecem ser muito emotivas", disse. "Essa vai para todos que me ajudaram, não vejo a hora de voltar ao Brasil e escutar a musiquinha (com o tema da vitória)".
Barrichello havia subido ao lugar mais alto do pódio na Fórmula 1 pela última vez no dia 26 de setembro de 2004, no GP da China, quando ainda era companheiro de Michael Schumacher na Ferrari. De lá para cá, foram 83 corridas sem vitória.



Fonte: Portal Terra.

315- Só um aquecimento para o 16º Grand Slam (U.S. Open)



Masters Series de Cincinnati

O suíço Roger Federer está preparado para o Aberto dos Estados Unidos. No torneio que antecede a tradicional competição americana, o Masters de Cincinatti, o melhor tenista do mundo derrotou o sérvio Novak Djokovic e conquistou mais um título na vitoriosa carreira.
Federer não tomou conhecimento de Djokovic e venceu a decisão por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 7/5, em uma hora e 30 minutos de jogo.
É a segunda vez consecutiva que Djokovic fica com o vice-campeonato em Cincinatti. No ano passado, o sérvio foi derrotado na final pelo escocês Andy Murray que, em 2009, caiu na semifinal da competição.
O suíço conquistou seu 16º título de Masters. Agora, Federer precisa de apenas mais uma conquista nesta categoria de torneio para se igualar ao americano André Agassi, detentor de 17 triunfos. O melhor do mundo confirma também sua situação de principal favorito ao título do US Open, último Grand Slam da temporada.
Desde o início da partida, o suíço soube impor seu melhor jogo. Venceu o primeiro set com extrema facilidade, assim como fez na semifinal contra Andy Murray, segundo colocado do ranking.
Nos primeiros games da segunda parcial, Djokovic teve seu melhor momento no jogo. Venceu os três primeiros games e deu mostras de que poderia complicar a situação para Federer. Mas em seguida, o suíço demonstrou porque é considerado o melhor jogador da história do esporte e reagiu para conquistar o título.

Texto do Portal Terra.

314- Campeonato de Xadrez Vivo-Santa Maria de Jetibá-Espírito Santo

Ocorreu no sábado dia 22/08 o "3° Campeonato de Xadrez Vivo de Santa Maria de Jetibá" (único evento do gênero no estado e no Brasil). Foram realizadas duas etapas, a de competição, em eliminatórias, e a de competição de indumentárias, onde são utilizados critérios de originalidade, beleza, funcionalidade, conjunto e proporcionalidade.Nesta edição, participaram 8 escolas e um total de 210 crianças/enxadristas que iniciaram as atividades com a concentração para o desfile às 12h e depois seguiram o cronograma de atividades abaixo:
• 12h30min - desfile de apresentação pelas ruas da cidade • 13h20min - desfile de indumentárias para o corpo de jurados no praça Hermann Roelke;• 14h20min - jogos eliminatórios escola x escola;• 16h30min - premiação.
Participação e temas das escolas: EMEF João Lauvers-Tema: Índia; EMEF Antonio Gonçalves-Tema: Indios; EMEF Luiz Potratz-Tema: Pássaros; EMEF Recreio-Tema: Homenagem ao Planeta; EMEF São Sebastião-Tema: Historia do Espírito Santo; ESEMEF Vila Jetibá-Tema: Conto de Fadas; EEEFM Prof. Hermann Berger-Tema: Pomeranos; EEEFM Rio Possmoser-Tema: Egito
Link da reportagem do dia 22/09 http://gazetaonline.globo.com/index.phpid=/local/tv_gazeta/estv2/index.php
Profº Charles Moura Netto - Cref-01 /2293 (27) 99757619
Mestrando em Engenharia Ambiental
Coordenador do Laboratório de xadrez Pedagógico - FARESE Vice Presidente Financeiro da Confederação Brasileiro de Xadrez - CBX http://www.cbx.org.br/

ASSISTA AOS VÍDEOS
XADREZ E PETI http://www.youtube.com/watch?v=52M1ijjh9pU
XADREZ ABSTRATO - http://www.youtube.com/watch?v=xYcSfMiZyRg
PROGRAMA XADREZ QUE LIBERTA - http://www.youtube.com/watch?v=_7nYyZNp6PE
PROCHESS - PROGRAMA DE XADREZ PEDAGÓGICO - http://www.youtube.com/watchv=ivYdwR_y6_Y
PROGRAMA BOM DE BOLA- EDUCANDO PELO ESPORTE - http://www.youtube.com/watch?v=EDk5toJa_lk

domingo, 23 de agosto de 2009

313- Campeonato Brasileiro SUB-20


Posto e-mail recebido do meu amigo Claudio, de Guarapari.

Prezado Maia,


O Campeonato Brasileiro Sub-20 anos 2009 acontecerá de 4 à 7 de setembro em Guarapari.

E terá uma premiação histórica: R$ 5 mil!

E mais, a cidade é considerada o cartão postal do Espírito Santo com aproximadamente 52 praias paradisíacas, proximidade da região de montanhas (distante, apenas, 15 minutos do litoral), monumentos históricos e uma gastronomia de reconhecimento internacional!

Portanto, gostaria que divulgasse esta grande oportunidade junto aos enxadristas de sua região!

Seria uma satisfação termos representantes daí!


Confira as Informações no folder do evento: http://www.fesx.com.br/Folder_Brasileiro_Sub20_2009.htm

Atenciosamente,

Claudio Ferreira
Diretor da FESX
Diretor do Torneio
27-9999-4473

312- ÚLTIMA CHAMADA !

CAMPEONATO BRASILEIRO DE SOLUCIONISMO-2009

Quem pode Participar?

As inscrições estão abertas a todos os interessados, homens e mulheres de qualquer idade nascidos ou naturalizados brasileiros, desde os enxadristas profissionais até os amadores iniciantes.


Como se inscrever?
1. Envie nome, telefone e endereço completos, além da solução do Problema Convite, para o Coordenador Geral do XVIII-CBS:

Leo Mano
problemasdexadrez@terra.com.br

2. Opcionalmente, a inscrição poderá ser feita enviando os mesmos dados pelo correio. Rua Silva Rabelo, 91/1102, Blc 1, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20735-080.

3. As inscrições são GRATUITAS e vão até 27 de agosto de 2009 (vale o carimbo do correio ou data de envio do email).


Quem promove este evento?
A União Brasileira de Problemistas, atualmente presidida por Leo Mano, fundada em 1960, é reconhecida pela Confederação Brasileira de Xadrez e pela FIDE através de sua comissão para problemismo (PCCC-FIDE).

Apoio: Tijuca Tênis Clube

Problema Convite
(9x7) b7/4QBP1/3KN3/5p2/1p2k3/2Pp1q2/6P1/4nR1N

#2

Brancas jogam e dão mate em dois lances.


Premiação
Além do título de Mestre Nacional de Soluções Enxadrísticas conferido ao campeão, o CBS-2009 selecionará 3 competidores para o o Mundial de Solucionismo que será realizado em outubro de 2009 no Rio de Janeiro.

Resumo do regulamento
Apresentamos aqui um resumo ilustrativo. Veja também o "Anúncio Oficial" (mais abaixo) e o Regulamento Geral para ter todos os detalhes e a correta compreensão da competição.

Fase de inscrição
Solução do Problema Convite pelo correio até 27/08/2009. Esta fase não é eliminatória e todos os inscritos estarão aptos a participar da fase seguinte.

Fase Final ao vivo
Soluções ao vivo em 29/08/2009 nas dependências do Tijuca Tênis Clube,
Rua Conde de Bonfim, 451, Tijuca, Rio de Janeiro - RJ (Entrada pela rua lateral Henry Ford).

Programação da Final ao vivo
13h30min: Abertura do salão
13h45min: Congresso técnico
14h00min: Início da competição
17h00min: Término da competição

Obs: Será exigida a notação algébrica em português.


Aviso Oficial

A União Brasileira de Problemistas (UBP) convida a todos os interessados a participarem do XVIII Campeonato Brasileiro de Soluções de Problemas de Xadrez (CBS).

A inscrição no evento consistirá na solução (indicação apenas da CHAVE) do problema-convite que consta deste anúncio, a qual deverá ser enviada ao coordenador do evento, por via postal ou correio eletrônico, até a data de 27 de agosto de 2009. No ato da inscrição, que é gratuita, o competidor receberá, no endereço eletrônico que indicar para esse fim, uma cópia do regulamento do campeonato.

A fase final será realizada no Tijuca Tênis Clube no Rio de Janeiro, na data de 29 de agosto de 2009 as 13h30min, consistindo em doze problemas, nas seguintes modalidades: quatro mates diretos em 2 lances; dois mates diretos em 3 lances; dois mates diretos em mais lances; dois finais artísticos; um mate ajudado em 2 ou mais lances; um mate inverso em 2 ou mais lances.

Os doze problemas deverão ser solucionados ao vivo em uma única seção de 180 minutos cronometrados com horário de início pontualmente às 14h.

O coordenador do evento, em todas as suas fases, será Leo Mano, que receberá correspondência no endereço postal: Rua Silva Rabelo 91 / 1102, Blc 1 – CEP 20.735-080 - Rio de Janeiro – RJ, ou no endereço eletrônico: problemasdexadrez@terra.com.br.

Para efeitos de cumprimento dos prazos de envio de correspondência acima estipulados, será considerada data de envio a que constar do carimbo do correio ou a que for informada pelo servidor eletrônico na emissão da mensagem.

Os três melhores colocados no CBS-2009 se classificam para o Campeonato Mundial de Solucionismo de 2009 que será realizado em outubro/2009 no Rio de Janeiro. Os demais participantes, pela ordem de pontuação e critérios de desempate, serão reservas e poderão obter a vaga para o mundial no caso da desistência de um ou mais solucionistas previamente classificados.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

311- CHESS! COOL!!



No YouTube, com legendas

310- Resultado da Enquete-Aparências enganam!

Encerrada a enquete Maiakowsky que perguntou ao dileto leitor quem seria o autor da poesia "A bunda, que engraçada" do post nº 293. Acertaram os sete espertos que votaram em Carlos Drummond de Andrade! Drummond (ahhh moleeeque!) tem poemas eróticos publicados post-mortem.
A maioria (16 incautos) votou em Vinícius de Morais. Cilada de Maiakowsky!!
2 votos para Ferreira Gullar.
2 votos para Gregório de Matos Guerra, o "Boca do Inferno"!
2 votos para Maiakowsky!!
3 votos para Merca, o Mau!!!

309- Blog do Xadrez de Resende (RJ)

O amigo Francisco Schwab informa que criou um blog para tentar levantar o xadrez de Resende, município do Estado do Rio de Janeiro. É o www.xadrezresende.blogspot.com

Vamos interagir com o Schwab!!

308-Divulgando Curso de Arbitragem

Prezados Enxadristas e Professores
Estou iniciando duas atividades paralelas, ambas sobre o tema Organização e Arbitragem de Xadrez. A primeira, aulas particulares sobre o tema, individuais ou em grupo, presenciais ou à distancia, por e-mail. Para esta atividade não temos prazo para encerramento de inscrições ou início das aulas.
A segunda, iniciando dia 28 de agosto de 2009 o V Curso de Organização e Arbitragem de Xadrez, já abordando a Nova Lei da FIDE que entrou em vigor no dia 01 de julho de 2009.
O curso terá um total de 10 módulos, um módulo por semana, separados por temas.A cada semana, sempre na sexta-feira, será enviado um módulo/tema, acompanhado de algumas perguntas básicas.O aluno participante terá o prazo para estudar todo o texto e enviar suas dúvidas até a quarta-feira próxima, quando deverá enviar suas respostas ao e-mail indicado pelo único controlador do curso, AI Carlos Calleros, calleroschess@gmail.com. Todas as dúvidas serão analisadas e enviadas sempre acompanhadas do próximo módulo/tema, podendo, a medida que o curso se desenvolve, serem debatidos os mais variados assuntos, já que as respostas individuais de cada aluno, serão revertidas para todo o grupo. Aproveite e participe deste curso com duração total de 10 semanas, recebendo todo o material didático em casa sem despesas adicionais ou deslocamento, estudando as matérias no momento em que achar mais conveniente. Após o envio do módulo 09, será enviado o último módulo com a avaliação contendo 20 perguntas.O propósito do curso é procurar alcançar pessoas interessadas na matéria, que não poderiam participar de um curso presencial, devido aos fatores tempo, custo e principalmente distancia do mesmo.Será emitido certificado de participação pelo árbitro internacional responsável. Prazo final para a inscrição 24 de agosto de 2009.Vagas limitadas. Aproveite e participe, deposite sua inscrição no valor de R$100,00 em nome de Carlos Calleros, Caixa Econômica Federal, Ag. 0369 - conta poupança 013 00422214-7 e informe a data do deposito, enviando o recibo do deposito junto com seu endereço residencial e telefone.
Dúvidas e inscrições, para ambas as atividades, diretamente por e-mail, calleroschess@gmail.com ou pelo telefone41-9632-4670.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

307- Momento Maiakowsky de Música -Love me Tender (Elvis Presley)



I love you! :)

306- O MONSTRO!!

Solução da postagem nº 302: Inverso em não mais de 11 lances.


1.Rd2 exf1D [1...exf1T 2.Dg4+ Tf4 3.Tc5+ Rd4 4.Bb2+ Re4 5.Dg2+ Tf3 6.Rd1 Rf4 7.Ta4+ Re3 8.Bc1+ Rd3 9.Df1+ Txf1#; 1...exf1C+ 2.Re1 Ce3 (2...Cd2 3.Dg4+ Ce4 4.Rd1 Rd4 5.Te3 Rc4 6.Tc5+ Rd4 7.Te1 Rd3 8.Df5 Rd4 9.De5+ Rd3 10.Cf2+ Cxf2#) 3.Db5+ Rd4 4.Th4+ Cg4 5.Re2 Re4 6.Tf3 Rd4 7.Rd1 Re4 8.Tf1 Rd4 9.Te1 Rc3 10.Db4+ Rd3 11.Cf2+ Cxf2#; 1...exf1B 2.Db5+ (2.Dc7+ Rd4 3.Ta4+ Bc4 4.Dg3 Re4 5.Rd1 Rd4 6.Tb4 Re4 7.Cc5+ Rd4 8.Df2+ Rc3 9.De1+ Rd4 10.Ce6+ Rd3 11.Tb3+ Bxb3#) 2...Rd4 3.Db4+ Bc4 4.Rd1 Re4 5.Cf2+ Rd4 6.Ch3 Re4 7.Te3+ Rd4 8.Te1 Rd3 9.Cf4+ Rd4 10.Ce6+ Rd3 11.Db3+ Bxb3#] 2.Dc6+ Rd4 3.Td5+ Re4 4.De6+ Rf4 5.De5+ Rg4 6.Dh5+ Rf4 7.Ta4+ Dc4 8.Rd1+ Re4 9.De5+ Rf3 10.De2+ Dxe2#

Cutuquei a fera com vara curta.........levou dois dias para apresentar a solução! é o monstro do Lago Ness (ou da Lagoa Rodrigo de Freitas!), senhores!!!

Só me resta agora pagar a aposta. E lavar pratos!!

Quem enfrentará o monstro da Lagoa no BRASILEIRO DE SOLUCIONISMO, DIA 29/08, NO RIO DE JANEIRO??

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

305- O JUÍZO FINAL SE APROXIMA!!


Senhores, na foto vemos o enxadrista MARCELO SANTOS, logo após conquistar o Regional de Volta Redonda (torneio da entidade oficial) com 5,0 pts. em 6,0!! Não acreditando, ele agradece a orixás e papai do céu!
O tradicional Clube do Posto 6, em Copacabana, será considerado celeiro de craques!
Essa conquista, terremotos, calor infernal no Sul do país (fora de época) significam que o fim dos tempos se aproxima!
Haverá choro e ranger de dentes......

PARABÉNS, MARCELINHO!!

sábado, 15 de agosto de 2009

304- Portuguesa 1 x 2 Vasco

Hoje recebi na minha casa os amigos Sergey Patrício e José Manuel Blanco. Entre papos de xadrez assistimos à Portuguesa 1 x 2 Vasco! os dois amigos saíram satisfeitos com o resultado da peleja! a felicidade foi registrada numa foto de baixíssima qualidade tirada de celular!
O time do Vasco é HORROROSO!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

303- LIVRO DO MF ADRIANO CALDEIRA



























190 PÁGINAS
EDITORA CIRANDA CULTURAL
1ª EDIÇÃO-2009
SUMÁRIO:
Apresentação
Capítulo 1- A história do xadrez
Capítulo 2- As regras do jogo
Capítulo 3- O xeque-mate
Capítulo 4- Os mates na oitava e primeira fileira
Capítulo 5- As variações na defesa e a relação numérica entre o ataque e a defesa
Capítulo 6- Os mates elementares
Capítulo 7- O desvio
Capítulo 8- O final
Capítulo 9- Os ataques ao roque adversário
Capítulo 10- Os mates difíceis
Capítulo 11- Os finais de peões
Capítulo 12- Os finais de torres
Capítulo 13- O final com peças menores
Capítulo 14- A dama e o rei contra a torre e o rei
Capítulo 15- As partidas dos grandes mestres
Capítulo 16- Mapa com códigos e nomes das principais aberturas
Respostas dos exercícios
Modelo de planilha de anotação
Referências bibliográficas

====================================================================================

Tive o prazer de conhecer o livro do mf Adriano Caldeira durante o Continental em São Paulo. A obra traduz o método do carismático professor mineiro, fruto de muitos anos de prática do ensino de xadrez para crianças. Básicamente o aluno é convidado pelo método a ser sujeito atuante na fase crucial do aprendizado: mais de 300 exercícios envolvendo questões do tipo múltipla escolha, para se responder escrevendo os lances e até mesmo para se responder desenhando flechas indicativas nos diagramas (lembrando um pouco um antigo livro editado em português: Bobby Fischer ensina xadrez).
Um corpo de craques colaborou com o livro: o sociólogo e Árbitro FIDE Roberto Telles que fez uma emocionada apresentação sobre as qualidades do autor e do seu método; o pedagogo Antônio Villar Marques de Sá que cuidou do primeiro capítulo; o MI Jefferson Pelikian pelas idéias (transmitidas por meio de suas aulas) que foram fundamentais na criação do método; o MI Everaldo Matsuura que ajudou na escolha e na análise de algumas partidas; o MI Krikor Mekhitarian que fez a capa.
A obra traz ainda um bom atrativo: as ilustrações de Goreti Bratti. Os desenhos dos campeões mundiais no capítulo 15 são altamente originais, suaves e divertidos.

O livro está nas melhores livrarias e recomendo aos envolvidos com o xadrez escolar que o adquiram!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

302- SELFMATE-DESAFIO PARA STELLING! VALE JANTAR NO SUSHI-LEBLON!

SELFMATE EM 11 LANCES! M. Bezel, Wulfing, A. Pongrasz, 1859.



"Sitiando Alexandre, o Grande, uma cidade das Índias, os moradores, que já estavam reduzidos ao extremo, resolveram valentemente privar o conquistador do prazer da vitória e pereceram nas chamas junto com a cidade, apesar da humanidade do vencedor. Foi aquela uma lide de novo gênero, pois os inimigos combatiam por salvar os sitiados e estes por derrotarem-se, pondo em prática para assegurar suas mortes os meios que se põem em jogo para defender a vida" (ENSAIOS- MICHEL DE MONTAIGNE)

301- É CAMPEAAAAAAAAAAAAAÃO!!


Rafa, que vitória!!

PARABÉNS AOS CAMPEÕES!!

blog oficial do Panamericano por Equipes

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

300- Um presente para a 300ª postagem!


O diagrama mostra uma partida entre Merca, o Mau x Marcelo Santos- Rio de Janeiro, 2009:
1.Cc3 d5 2.Cxd5 Cc6 3.Cxe7 g5 4.Cxc8 Cf6 5.Cxa7 Ce4 6.Cxc6 Cc3 7.Cxd8 Rg8 8.Cxf7 Rg6 9.Cxg5 Re6 10.Cxh7 Cb1 11.Cxf8 Ra3 12.Cxe6 b5 13.Cxc7+ Rf7 14.Cxb5 Rg6 15.Cxa3 Rh5 16.Cxb1 Rh4 . Merca joga e dá mate em 3 lances!

Não, não, o diagrama é um clássico de S. Loyd, 1858. Direto em 3 lances! Um exerciciozinho para o Brasileiro de Solucionismo!!